Sobrado – Rua Loefgren, 893

A Vila Mariana é um bairro que há anos está sob profunda ação da construção civil, com inúmeras construções antigas sendo demolidas sem muita preocupação com o caos urbanístico que pode ocorrer na região ou mesmo com a preservação da memória local. Entretanto, mesmo assim podem ser encontradas belas residências do passado.

clique para ampliar
clique para ampliar

Localizado no número 893 da Rua Loefgren, esta belo sobrado antigo da década de 30 é um belo exemplar sobrevivente. E além de resistir está totalmente preservado em suas características originais, desde o portão até o alto do fachada.

Notem que os fortes traços de art déco chamam bastante a atenção. Por ser mais moderna, trata-se de uma habitação bastante espaçosa, com garagem na lateral, quintal e jardim ao fundo e porão. No piso, o tradicional caquinho vermelho, bastante comum nas residências paulistanas.

Casas como esta são verdadeiras jóias perdidas em São Paulo, e é importante observar que neste trecho da Rua Loefgren poucas são as casas que conservam tão bem sua arquitetura original. Que este lar seja preservado e conservado para a posteridade.

Abaixo mais duas fotografias do imóvel:

 

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Palacete de Jorge Street

Conheça a história do palacete onde viveu o fundador da icônica Vila Maria Zélia e que foi demolida em 1973 pelos donos da Folha de S.Paulo

Leia mais »

12 respostas

  1. Linda! Impressão minha ou pelo mapa dá pra ver que ela tem árvores no quintal?
    Sortudos! Ter uma árvore no quintal de uma casa em Sampa hoje em dia é raridade. O cimento tomou conta dos quintais porque “árvores sujam” com suas folhas que nutrem o solo…

    1. Você tem razão. Meu quintal tem um pé de nespera que serve de abrigo e alimento para pardais, sabiás, bem-te-vis, sanhaços, curruiras, etc. e sei que qnd a casa for vendida a árvore acabará no chão, por este exato motivo que vc falou. Na minha vizinhança havia pés de goiaba, abacate, manga, limão, acerola. VIzinhos se foram, novos chegaram e antes de descarregar a mudança as árvores já tinham sido cortadas… triste demais. E olha que tenho só 29 anos. Parece papo de velho mas nos últimos 15 anos foi isso que vi.

  2. Quando passo por imóveis antigos como esse em São Paulo, não consigo deixar de ficar simplesmente encantada…. adoro tudo o que me remete à construção da nossa história.

  3. Fiquei encantada com esse sobrado e também em saber que o quintal está sendo preservado. Parabéns ao proprietário!!!!!

  4. E só acrescentando… essa rua tem um tráfego muito intenso de carros é ônibus, talvez isso explique a fachada da casa meio que com fuligem.

  5. passei la ontem e quando vi esta casa pensei em sugerir a matéria. Ela está igualzinha às fotos, portanto, não foi pintada.

  6. Esta imagem me fez voltar no tempo. Nos anos 60 morava em frente a esta casa e ia muito lá pois sua dona era famosa em organizar festas e batizados de bonecas. Todos iam paramentados … os meninos eram pais das bonecas e tinha até o padre (de batina e tudo) desempenhado pelo Mário, irmão da Regina, filhos de D.Clara, meus vizinhos. Bons tempos! gostaria de ver mais fotos do local!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *