A Vila Mariana é um bairro que há anos está sob profunda ação da construção civil, com inúmeras construções antigas sendo demolidas sem muita preocupação com o caos urbanístico que pode ocorrer na região ou mesmo com a preservação da memória local. Entretanto, mesmo assim podem ser encontradas belas residências do passado.

clique para ampliar

clique para ampliar

Localizado no número 893 da Rua Loefgren, esta belo sobrado antigo da década de 30 é um belo exemplar sobrevivente. E além de resistir está totalmente preservado em suas características originais, desde o portão até o alto do fachada.

Notem que os fortes traços de art déco chamam bastante a atenção. Por ser mais moderna, trata-se de uma habitação bastante espaçosa, com garagem na lateral, quintal e jardim ao fundo e porão. No piso, o tradicional caquinho vermelho, bastante comum nas residências paulistanas.

Casas como esta são verdadeiras jóias perdidas em São Paulo, e é importante observar que neste trecho da Rua Loefgren poucas são as casas que conservam tão bem sua arquitetura original. Que este lar seja preservado e conservado para a posteridade.

Abaixo mais duas fotografias do imóvel:

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Tamar 01/10/2013 at 22:07

    Amo SP antiga!!!!

    Reply
  • Kate V 02/10/2013 at 11:16

    Linda! Impressão minha ou pelo mapa dá pra ver que ela tem árvores no quintal?
    Sortudos! Ter uma árvore no quintal de uma casa em Sampa hoje em dia é raridade. O cimento tomou conta dos quintais porque “árvores sujam” com suas folhas que nutrem o solo…

    Reply
    • Camis 16/10/2013 at 14:43

      Você tem razão. Meu quintal tem um pé de nespera que serve de abrigo e alimento para pardais, sabiás, bem-te-vis, sanhaços, curruiras, etc. e sei que qnd a casa for vendida a árvore acabará no chão, por este exato motivo que vc falou. Na minha vizinhança havia pés de goiaba, abacate, manga, limão, acerola. VIzinhos se foram, novos chegaram e antes de descarregar a mudança as árvores já tinham sido cortadas… triste demais. E olha que tenho só 29 anos. Parece papo de velho mas nos últimos 15 anos foi isso que vi.

      Reply
  • Eliana 02/10/2013 at 14:02

    Quando passo por imóveis antigos como esse em São Paulo, não consigo deixar de ficar simplesmente encantada…. adoro tudo o que me remete à construção da nossa história.

    Reply
  • alice salvo 02/10/2013 at 15:29

    Passo por lá com frequencia e nunca tinha notado esta casa. parabéns pela matéria!

    Reply
  • Fatima Guarilha 02/12/2013 at 15:01

    Fiquei encantada com esse sobrado e também em saber que o quintal está sendo preservado. Parabéns ao proprietário!!!!!

    Reply
  • Pardo 24/02/2015 at 20:14

    E só acrescentando… essa rua tem um tráfego muito intenso de carros é ônibus, talvez isso explique a fachada da casa meio que com fuligem.

    Reply
  • Fabio Cardoso 25/08/2015 at 11:54

    Tem um contato com o proprietário para pedir autorização para uma gravação?

    Reply
  • Silvia 14/01/2016 at 15:55

    passei la ontem e quando vi esta casa pensei em sugerir a matéria. Ela está igualzinha às fotos, portanto, não foi pintada.

    Reply
  • Elizete Lodder Dantas 10/11/2018 at 05:05

    Belíssima. Amo Vila Clementino e Historia. São memórias.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: