Ultimamente estamos comentando aqui no São Paulo Antiga da dificuldade de chegar a tempo de encontrar alguns imóveis de pé. Mesmo com a ida rápida aos locais assim que recebemos o alerta, os meses de maio e junho de 2012 vem sendo especialmente difíceis para nós. Desta vez recebemos a denúncia que uma antiga casa na Liberdade estava começando a ser demolida.

Mesmo indo no dia seguinte ao aviso, quase não conseguimos fotografar nada do que antes foi uma residência. Ao chegarmos no número 553 da rua Mituto Mizumoto, só foi possível fotografar a fachada, que era a única coisa que ainda restava de pé.

Ainda não sabemos se no lugar será erguido um edifício ou se apenas servirá para ampliar o estacionamento que já existe por ali (veja no lado esquerdo da fotografia abaixo). Para que o leitor tenha uma idéia de como era a residência antes de ser arrasada, recuperamos a imagem abaixo do serviço Google Street View:

É mais uma casa que deixa saudades em São Paulo, pelo menos aos amantes de uma cidade mais simples e humana.

Conheça a região através de nosso mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior
Saiba mais, conheça outros imóveis interessantes catalogados na região da Liberdade:

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • J.C.Cardoso 11/06/2012 at 11:12

    Na foto de baixo, já bastante descaracterizado…

    Reply
  • Ralph Giesbrecht 11/06/2012 at 17:19

    Sabe, Douglas, v. deveria colecionar as partes superiores da fachada, com a frente toda e o dístico. Peça que eles tiram e te dão! Eu, pelo menos, gostaria… já que vai cair, mesmo

    Reply
  • Reinaldo Paschinelli 23/07/2012 at 20:41

    Tb pediria, mas acho difícil eles darem atenção, iriam perguntar “pra que serve?”, pra esse tipo de pessoa isso é simplesmete lixo, uma pena !!

    Reply
  • samanta 14/01/2013 at 16:16

    O que os leitores desconhecem, é que esses casarões só servem para abrigar viciados em drogas todas as madrugadas.

    Reply