Casas demolidas nem sempre dão lugar a outros empreendimentos. Muitas vezes ocorre de proprietários ou herdeiros não terem nenhum interesse no imóvel antigo e, com medo de um processo de tombamento, optam por demolir o imóvel por completo para só então darem prosseguimento em questões como partilha, inventário ou mesmo a venda.

Este processo pode muitas vezes levar anos, especialmente se há discordância de alguma parte envolvida no processo. Por toda a cidade é possível encontrar exemplos de imóveis abandonados ou de terrenos cujas casas foram demolidas, mas que não é possível fazer qualquer tipo de negociação com a área devido a alguma pendência judicial.

Na rua Nilton Prado, bairro do Bom Retiro, encontramos um terreno de uma velha casa que nos remete a pensar neste tipo de situação. A pequena casa foi demolida há vários anos e desde então o terreno segue assim, vazio e acumulando mato, até que um destino final seja dado ao terreno que, um dia, teve uma residência.

O mais curioso é que após a demolição, recolocaram a mesma porta que pertenceu a casa demolida. Até hoje a porta está no local como uma espécie de elo entre o vazio do presente e a memória de outra época que não volta jamais.

Veja mais fotos (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça a região através de nosso mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!