Imóveis Antigos

Antiga Garagem da Prefeitura / Atual COPOM

Comments (16)
  1. Nilton Divino D'Addio disse:

    Morei na Rua Afonso Pena por cerca de 15 anos (décadas de 50 e 60), a partir dos meus 4 ou 5 anos de idade e fiz todo o curso primário(é assim que se dizia), no Grupo Escolar Prudente de Morais, que ainda hoje está instalado na rua Ribeiro do Lima esquina com a Av. Tiradentes. Por isso, o prédio da Prefeitura objeto desta reportagem é muito familiar para mim. Alí funcionava uma oficina de manutenção de autos da Prefeitura e era comum encontrar os mecânicos sentados na calçada, no horário do almoço.
    Foi assim que caí numa bem bolada brincadeira de 1º de abril. Foi assim: eu vinha pela calçada na saida da escola, quando vi uma enorme moeda na calçada. Não tive dúvidas e fui de encontro a ela, agarrei-a mas quem disse que ela se soltou do chão?
    Foi aí que aquele bando de homens, todos de macacão, cairam na risada e gritavam: “primeiro de abril”.
    Durante algum tempo, mudei de caminho, tamanha a vergonha que passei.

    1. Marilúcia Cavalcante disse:

      Boa tarde, senhor D’Addio. Sou repórter do Diário de S. Paulo e vou escrever uma matéria sobre o prédio da rua Ribeiro de Lima. O senhor pode conversar comigo?
      Pode passar os seus contatos? Obrigada. Marilúcia (11) 3235-7962.

  2. J.C.Cardoso disse:

    Logo a Defesa Civil?
    ??
    Chega a ser uma piada pronta…

  3. Cris disse:

    Eles poderiam reformar, e abrigar quem precisa! Já que está construído, e ninguem quer usar, tem mta gente que precisa de um teto pra morar!

  4. Denis disse:

    Jóia, o trabalho de vocês é muito bom! Continuem assim! Abraço!

  5. A informação que tenho é de que a Prefeitura irá ceder todo o terreno (inclusive a área da Defesa Civil), à Polícia Militar que pretende ampliar suas instalações do COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar).

  6. Nilton disse:

    O local já está em obras que se destinam às ampliações do Centro de Operações da Polícia Militar. Ótima destinação, afinal o grande anseio da população paulistana é por melhores condições de atendimento na área de segurança pública e um Centro de Operações moderno é essencial . O prédio da esquina da rua Afonso Pena com Ribeiro de Lima, que foi objeto da matéria deste site e que pode ter algum valor histórico está preservado e provavelmente será objeto de restauro.
    O restante da área era ocupado por galpões mal construídos, sem qualquer valor histórico ou arquitetônico, um deles totalmente destruído por incêndio. A Defesa Civil do Município de São Paulo ocupava de forma precária um desses galpões e hoje está instalada de forma mais adequada, em área próxima ao Center Norte.

  7. Antonio Venerando Silva disse:

    Moro na rua Ribeiro de Lima.
    Acompanho com preocupação a “restauração” deste prédio.
    Por exemplo, a cobertua a ser recuperada não deveria ser de telhas cerâmicas como, suponho, foi originalmente concebida e executada? Da mesma forma, as janelas. Estão instalando ridículas e “modernosas” esquadrias de alumínio e vidros escurecidos. As originais não seriam de madeira?
    Coimo agir para eviatar esses lamentáveis deslizes?
    Assim não seria “restauração” e simples maquiagem. Lamento muito
    Abraços

    Antonio
    (funcionário público federal – perito contábil do Ministério Público Federal em São Paulo)

  8. Alan disse:

    Impossivel restaurar exatamente….. as esquadrias de madeira sao facilmente estragadas pela chuva e etc…. está muito bom….. alias melhor do q deveria…

  9. Rogério disse:

    R$ 43 milhões !!! Está certo mesmo este valor ??? Não tem dígitos a mais aí ???
    Estranho !!!

    1. Rogério, esse valor não é apenas do restauro, mas sim de toda a obra do novo complexo do COPOM, que é bem grande.

  10. Hugo disse:

    Quanto as janelas na foto da dec de 30 nota-se que as folhas eram inteiras como colocaram agora no lugar (e nao a de guilhotina com varios vidros quadradinhos que estava na foto antes do restauro) O que eles poderiam ter feito era voltar as janelas do “porão” para o padrao original, todas iguais retangulares verticais e pequenas, mas acredito que com o passar dos anos a necessidade de luz na área fizeram aumentar o tamanho das janelas.
    Apesar de ir contra o “restauro” em si, por se tratar de um edifício operacional, creio que a opcao por janelas de aluminio deve-se a baixa manutencao do material.

  11. Gualberto Cappi disse:

    Exato, as janelas do primeiro andar tinham folhas inteiras e as que foram colocadas agora parecem, se nao feitas com esquadrias de madeira, pelo menos do mesmo desenho; as janelas do terreo tinham jà sido ampliadas (è sò olhar a foto do predio pouco apos da construçao) antes da atual restauraçao e entao a escolha de voltar ao tamanho original estava mais dificil, ou seja, significava tirar luz dos ambientes internos para se-fazer uma restauraçao “scientifica”, talvez nao fosse o caso; pecado bem venial, perto do que de norma acontece.

  12. Vinicius Campoi disse:

    Acho lamentável este tipo de “restauração”…ficamos felizes com a iniciativa de recuperar o prédio e ai vem algum sem noção e decide colocar essas janelas de alumínio, que mesmo pintadas continuam sendo de alumínio, material que nunca deveria entrar em uma construção antiga como essa, pelo menos na fachada.Isso sem falar nas construções do complexo que seguiam pela Afonso Pena e que foram demolidas sem dó. Ê PM!

  13. Pardo disse:

    Então o COPOM fica nesse prédio???
    Eu lembro que na minha infância já fui algumas vezes ai nessa região, pois na Ribeiro de Lima moravam os avós maternos de meus primos, mas eu esperava que o prédio do COPOM fosse uma coisa gigantesca com computadores e tal, não querendo menosprezar a casa aqui citada.

  14. Pedro Jiandotti disse:

    Moro na região do Bom Retiro desde 1978 e bem próximo ao local, achei excelente a ideia e a transformação que esse lugar acabou recebendo. Não tenho esse conhecimento mais acredito que este prédio (único que restou dos originais) foi apenas para efeitos históricos, pois tudo o que foi construído no local foi bem aproveitado. O prédio onde fica o COPOM está de bom tamanho e bem moderno, e onde ficavam as garagens de manutenção de autos da Prefeitura foi transferido o EEPG Prudente de Moraes. Louvo esse projeto que ficou e melhorou a região.

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.