Edifício – Rua Roberto Simonsen, 95

O centro de São Paulo tem tudo para voltar a ser uma região viva e pulsante da cidade, porém infelizmente são poucos os esforços de prefeitura e governo estadual para devolver a área o charme e a relevância de tempos passados.

As principais iniciativas de recuperação dessa região surge, quase que na totalidade, da iniciativa privada, que cansada da inércia dos órgãos públicos tentam de maneira tímida e solitária ousar com suas próprias iniciativas.

Por muitos anos deteriorado, um elegante edifício do bairro da Sé recebeu uma ampla restauração e hoje orgulha a todos que transitam por ali.

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Localizado no número 94 e 95 da rua Roberto Simonsen, trata-se de um edifício de quatro andares erguido no início do século 20. Disposto de várias salas comerciais, o prédio sempre foi um dos destaques da pequena rua do centro velho que, além deste imóvel, possui outros muito interessantes.

A recuperação do edifício, que esteve muito tempo fechado, deu-se tanto na parte interior quanto exterior, tornando-o novamente adequado para receber salas comerciais.

O edifício em 2014, antes de sua recuperação (clique para ampliar)
O edifício em 2013, antes de sua recuperação (clique para ampliar)

Na área externa, que é a visível para quem passa pela rua, é fácil de observar o que foi realizado. O edifício recebeu preparação da estrutura para remover falhas e rachaduras da fachada e posteriormente ganhou a nova pintura. Todas as suas janelas e esquadrias também foram tratadas e recuperadas.

O comparativo abaixo dá uma ideia precisa do antes e depois:

[image-comparison left=”18193″ right=”18194″]

Agora recuperado e reaberto o edifício está com salas comerciais disponíveis para locação. Se você sempre teve desejo de ter um escritório ou consultório no centro, esta é uma excelente oportunidade.

A rua Roberto Simonsen é uma das ruas mais interessantes do centro paulistano e vem aos poucos, nestes últimos anos, sendo recuperada por proprietários dos imóveis e empresários que acreditam na região.

Detalhe da fachada (clique para ampliar)
Detalhe da fachada (clique para ampliar)

Tudo começou anos atrás com a recuperação do Solar da Marquesa e também da Casa Número 1 pela Prefeitura de São Paulo, que respectivamente foram transformadas no Museu da Marquesa de Santos e na Casa da Imagem. Pouco tempo depois um outro casarão há anos fechado foi restaurado pelo empresário Luiz Antônio, sendo inaugurado o restaurante Cama e Café São Paulo.

É bem nítido que se a prefeitura e o governo estadual se envolverem em mais instalações culturais pelo região mais coisas boas podem acontecer. Estas e outras iniciativas somadas trouxeram novos ares a rua Roberto Simonsen que está cada vez mais viva e bela.

Que os demais imóveis fechados desta rua sigam projetos semelhantes para que esta pequena via do centro histórico paulistano transforme-se em um exemplo para as demais.

Veja mais uma foto do edifício:

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Casas da Rua Isabel

Tenho muito apreço pelo bairro da Vila Esperança. Quando nasci, em 1974, após sair da então Maternidade São José do Belém foi ali que fui

Leia mais »

7 respostas

  1. Os empresários tem mentalidade melhor e mais arejada do que o alcaide…Deprimente! Envergonha até as arcadas da SanFran. Mas falta pouco prá cair fora, graças a Deus!

  2. Que “restauro” é esse que passa uma tinta amarela e tira o pouco de verde que restava na região mais árida da cidade??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *