O bairro da Barra Funda, especialmente na área mais próxima da linha férrea, possui um bom número de construções antigas de arquitetura simples e interessante. São belos exemplares de uma época remota do bairro que as poucos vai desaparecendo, com a grande quantidade de empreendimentos que surgem na região.

Esta casa, cujo terreno é enorme,  foi construída no ano de 1919 e está localizada na Rua Sousa Lima. Pouco depois que a fotografamos suas portas e janelas foram emparedadas, não sabemos infelizmente se o imóvel apenas foi fechado para evitar invasões ou se foi vendido.

Ao fundo do terreno existe uma edícula já parcialmente demolida. As pilhas de tijolos no quintal anunciam que a casa sofreu um processo de demolição e que depois foi paralisado.

Plaquetia na entrada da residência (clique na foto para ampliar)

Desocupada há décadas, o imóvel possui ainda todas as suas características originais (veja na galeria abaixo) tais como grades, portão, gradil do porão, portas, janelas, dobradiças, ponto de luz sobre porta e ainda o botão da campainha em modelo antigo, bem com a velha placa identificação de casas ao fundo.

Veja as outras fotos deste imóvel (clique na miniatura para ampliar):

Atualização 08/06/2017: Infelizmente fomos informado que esta casa não existe mais. De acordo com o leitor do site que é vizinho próximo da construção e não quis ser identificado, o imóvel foi demolido no segundo semestre de 2014.

O site foi até o local para confirmar a informação e foi possível constar que no local foi construída um pequeno galpão. Uma triste notícia.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Fachada Art Déco: rua Barra Funda, 418 | São Paulo Abandonada 08/07/2009 at 17:45

    […] Casa rua Sousa Lima, 119 […]

    Reply
  • Clelia Person Lammardo 11/06/2010 at 19:40

    É interessante observar que a entrada para a casa dos fundos se fazia pelo portão principal É de uma simplicidade bela, nostálgica até. Essa foto me faz lembrar das noites retratadas por Drazio Varella no seu livro “Nas ruas do Brás”, quando relata o encontro dos vizinhos nas portas das casas, batendo papo enquanto a crianças bricanvam no meio da rua. Que tranquilidade feliz.

    Reply
  • Paulo 26/04/2012 at 21:09

    Nesta casa viveram por decadas tres irmão com suas respectivas familias,no fundo não era apenas uma edicula e sim uma casa independente na qual vivia um dos tres irmão citados.Era uma residencia cheia de vida e era o centro de reuniões dos garotos amigos da época (decada de 70 ). Jogavamos futebol quase o dia todo nas calçadas ao redor da residencia. Bons tempos, após a morte dos irmãos houve a necessidade de dividir a casa em herança e desta maneira acabou sendo abandonada até a sua venda.

    Reply
  • Thais Oliveira 20/06/2014 at 17:14

    Infelizmente esta casa foi demolida há poucos meses. Mais um pedacinho de história que se foi…

    Reply
  • dalva 09/06/2017 at 09:57

    Que lástima, me corta o coração ver isso. Se eu ganhar na loteria eu juro que vou comprar uma dessas lindezas, restaurar e morar nela. Juro!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: