Fotografias panorâmicas antigas da cidade de São Paulo não são muito fáceis de se encontrar. Especialmente quando nos referimos a um período muito antigo, como no início do século XX.

As razões para a dificuldade de se encontrar este tipo de fotografia podem ser várias: falta de interesse, falta de equipamento apropriado etc. Mas com afinco, sempre encontramos algumas imagens interessantes.

A fotografia abaixo é de praticamente um século atrás, datada de 1912. Foi encontrada por Ralph Giesbrecht em um livro antigo:

Uma vez digitalizada, a meta foi descobrir de onde foi tirada esta fotografia, o que não foi muito difícil de saber, bastando nos localizarmos através da linha de construções na base da imagem. A foto de 1912 foi tirada do alto da torre do Santuário Sagrado Coração de Jesus, no Campos Elíseos.

Decidimos reproduzir 100 anos depois a mesma imagem e nos dirigimos até a igreja, onde fomos recepcionados pelo gentil Padre Benedito que nos autorizou a subir na torre e fazer a fotografia. A imagem nova será doada para o acervo do Santuário.

Confira a imagem atual (clique para ampliar):

Comparando as duas imagens é possível notar bem a transformação que a cidade sofreu em 100 anos. Das construções antigas avistadas na foto de 1912, apenas a Estação da Luz, um casarão na Duque de Caxias (onde hoje é uma loja de calçados) e alguns imóveis mais próximos do Largo Coração de Jesus permanecem.

A Estação Julio Prestes presente na foto atual ainda não existia. Para se orientar entenda que rua da esquerda é a Alameda Dino Bueno, a da direita a Alameda Barão de Piracicaba. No meio da imagem antiga, rumo ao horizonte é a rua Santa Ifigênia, que também está presente na foto atual, porém com a visualização dificultada devido aos prédios.

Na foto recente, podemos notar os prédios mais modernos no horizonte, com destaque ao Edício Altino Arantes (centro da imagem) e Edifícios Copan e Itália mais a esquerda.

Uma cidade em constante mutação e desenvolvimento.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • MaGioZal 03/05/2010 at 18:42

    Interessante notar a quantidade de telhados de amianto, que pelo jeito ainda são bastante usados no Brasil apesar de tudo.

    Reply
  • Joelson 03/05/2010 at 19:42

    Realmente o tempo passa e tudo muda com o passar dos anos, nas duas fotos tudo eh mudado apesar que nos ano 1912 nem tinha predios e a Santa Ifigênia era Ampla so tinha casas e Industrias hoje nos dias atuais a cidade esta totalmente trasnformada o que fica na memoria só eh as fotos para relembrar a Cidade.

    Reply
  • Santa Ifigênia antes e depois, 1912 e 2010 | Guia da Sé e Região 04/05/2010 at 21:58

    […] São Paulo Abandonada & Antiga AKPC_IDS += […]

    Reply
  • Maria Zelia Wolff 05/05/2010 at 11:25

    Douglas, mais uma vez parabens!!!! Que belo trabalho e muito importan-
    te pois, focalizar a Igreja de Sta Ifigência é um destaque para chamar
    a atenção para esta importante Igreja, infelizmente em estado bem de-
    teriorado, mas que já foi Catedral de São Paulo…!!!!Existe uma campanha atualmente para angariar fundos, ou conseguir doações espe-
    ciais para sua reforma,alem de sua importancia como monumento histó-
    rico…..!!!

    Reply
  • Anna Carolina Russo 05/05/2010 at 18:57

    Conhece o Valério Vieira? Ele fez 2 panorâmicas desse mesmo local, uma em 1905 e uma em 1919. Essa de 1919 foi restaurada há alguns anos e exposta no MIS.
    Foi feita com a ajuda do Conrado Wessel, que era químico, e lavada no Rio Tietê. http://www.almanaquebrasil.com.br/o-brasil-em/lavou-fotografia-de-14-metros-no-rio-tiete/
    Gosto muito dos trabalhos dele.

    Reply
  • Rosana Bacarini 07/05/2010 at 20:23

    Eu acho muita mudança em cem anos….ou será que estou errada.

    Reply
  • Eduardo Britto 08/05/2010 at 09:06

    Tenho um quadrinho com essa foto de 1912 na parede da redação do ZNnaLinha. Uma graça. E o comparativo é muito legal. O Colégio Sagrado Coração de Jesus está em risco, pois a degradação da área expulsou quase todos os alunos. O colégio agoniza, e o maravilhoso prédio, portanto, corre risco. Será que o Campos Elíseos tem salvação? Valeu!

    Reply
  • Diego Pollon 10/05/2010 at 03:09

    Ver essas fotos me dá vontade de gritar a plenos pulmões:
    “QUERO MINHA CIDADE DEVOLTAAAA!!!!”
    Olhem aquele prédio a Esquerda, na foto de 2010, que é praticamente um paredão branco! É horrível e totalmente impensado!

    Reply
  • Luciano 24/05/2010 at 03:14

    Olá. Adorei o site. Apesar de ter nascido e morar no interior tenho a capital em meu coração. Uma sugestão de uma parte de São Paulo que seria interessante vocês fazerem uma cobertura, é aquela pequena capela que fica no largo Sta Ifigênia, bem no inicio da rua Sta Ifigênia. Sempre que passo por ali, vejo aquela capela espremida no meio dos prédios e esquecida.

    Reply
  • Mario Videira 10/06/2010 at 14:47

    Interessantíssma a comparação das duas fotos. Dá muito que pensar a respeito dos rumos da nossa cidade. Ao que parece, a autoria da foto original é do Guilherme Gaensly. Tem uma versão bem interessante dessa mesma imagem, num postal colorido à mão datado provavelmente do início do século XX: http://jmarinho.sites.uol.com.br/antecedentes.html

    Reply
  • gui 29/06/2010 at 12:03

    mto legal a comparação, parabéns pelo blog !

    Reply
  • Paula Ribas 16/09/2010 at 22:30

    OLá, gostei muito do blog.
    Tenho um trabalho de valorização e e resgate da identidade com os moradores do bairro da LUZ.
    Mora na região há 35 anos, no mesmo prédio onde nasci e fui criada.
    O blog http://www.apropriacaodaluz.blogspot.com nasceu com o objetivo de trazer informações e opiniões de quem está dentro do assunto.

    Faça uma visita e vamos trocar informações sobre o centro de SP.

    Parabéns!
    E obrigada por esse trabalho!

    Reply
  • josue de sousa 11/12/2010 at 23:31

    eu acho a historia da cidade facinante, não poderemos efrentar o futuro sem que tehamos conhecimento da do passado os, erros se repetem e nos nem se quer notamos

    Reply
  • Tikk 31/01/2011 at 16:04

    Muito boa comparação. Dá para se ver na foto mais atual a antiga rodoviária júlio prestes em processo de demolição!
    Parabéns Douglas!

    Reply
  • Taka 15/02/2011 at 07:22

    Parabéns pela foto atual. Está exatamente no lugar em que a antiga foi tirada.É só ver os 3 predios juntos na parte inferior, no centro.Na foto atual os 3 predios ainda estão lá, embora quase encobertos pelas árvores.

    Reply
  • Tweets that mention Santa Ifigênia – 1912 e 2010 — São Paulo Antiga — Topsy.com 21/02/2011 at 19:03

    […] This post was mentioned on Twitter by Eli K Hayasaka, Edifício COPAN. Edifício COPAN said: Fotos panorâmicas de 1912 e 2010 comparam a região da Santa Efigência antiga e atual. ~ http://bit.ly/gM1H6u […]

    Reply
  • Karin Peixoto 13/03/2011 at 20:16

    Parabéns Douglas excelentíssimo trabalho mesmo!!! Puxa pensar que lá ao fundo São Paulo parecia uma cidade do Interior com serras a vista… gostei muito.
    Sou apaixonada por este blog, pois ele traduz todo o sentimento de amor que temos com São Paulo.

    Reply
  • Karin Peixoto 13/03/2011 at 20:19

    Somente um lembrete que esqueci em meu comentario acima, na foto atual pode-se perceber também o tanto de sujeira e imundicie que impera nas ruas do centro hoje… lamentável!!!!

    Reply
  • Reinaldo Solimeno 18/06/2011 at 22:55

    Olá, tudo bem?
    Queria entra na questão Santa Ifigenia relatando minha indignação pelas demolições das casas antiga para a urbanização do centro velho. Aquilo tudo faz parte da nossa história , e agora a prefeitura esta derrubando todo esse patrimonio para agradar as pessoas que apenas interessam a eles, ou seja, pessoas que pagam mais por isso.
    Acho isso muita falta de respeito pelos nossos familiares que construiram essa cidade!!!!!1

    Reply
  • pery 10/07/2011 at 15:36

    O progresso foi um atraso pelo que estou vendo.

    Reply
  • DELEI 10/06/2012 at 12:00

    NOSSA GENTE MINHA SÃO PAULO QUE DÓ QUE TENHO DESSA CIDADE MEU !!!!!!DEUS MEU SENHOR!!!!!!!!! QUANTAS TRANFORMAÇÕES RADICAIS !!!!!!!!ó pobre de nós mortaiS !!AFUNDADOS EM PLENO PROGRESSO !!!!!!!!!

    Reply
  • Mauricio Silva Teixeira de Nobrega 02/03/2015 at 18:23

    Seria legal mencionar que no Santuário foi-se o primeiro registro de “maior photographia” do mundo
    http://estaticog1.globo.com/2012/08/antes_depois/content/main.html

    Reply
%d blogueiros gostam disto: