O município de Santos é a cidade paulista que mais se assemelha a antiga capital imperial e republicana do Brasil, o Rio de Janeiro. Esta semelhança se dá por alguns fatores peculiares as duas cidades, como o fato de ambas serem antigas, litorâneas e, principalmente, repletas de construções históricas.

De todas as construções de grande valor arquitetônico de Santos, uma das que mais desperta atenções e suspiros é a antiga sede do Corpo de Bombeiros, na região central da cidade:

O Corpo de Bombeiros pouco depois de inaugurado em 1909 (clique na foto para ampliar).

O Corpo de Bombeiros pouco depois de inaugurado em 1909 (clique na foto para ampliar).

Inaugurado em 7 de setembro de 1909, precisamente ao meio-dia, o então moderno edifício do Corpo de Bombeiros de Santos é obra de um arquiteto bastante conhecido em São Paulo. O alemão Maximilian Hehl, o mesmo que projetou a Catedral da Sé, a Catedral de Santos e a Igreja da Consolação.

Carinhosamente apelidado de “Castelinho” o antigo quartel do Corpo de Bombeiros é um dos principais pontos turísticos a se visitar na cidade litorânea. Nas últimas décadas a construção do início do século 20 sofreu bastante com o desgaste. Até que um processo de restauração deu nova vida ao local.

O castelinho atualmente (clique na foto para ampliar).

O castelinho atualmente (clique na foto para ampliar).

Tombado como patrimônio histórico de Santos, o imóvel sofreu um minucioso processo de restauro para voltar a ter o resplendor de quando foi construído. A recuperação também serviu para que o prédio fosse adaptado para ser a nova sede da Câmara Municipal de Santos. Concluído em 2010, passou a abrigar as atividades dos vereadores santistas em 2011.

A conservação e preservação do imóvel colocou novamente o castelinho no mapa turístico de Santos e proporcionou revitalização também para seu entorno. Santos é hoje uma das cidades paulistas com melhor estrutura para turistas.

Detalha da fachada (clique na foto para ampliar).

Detalha da fachada (clique na foto para ampliar).

 

Para quem quiser conhecer de perto este prédio e tem receio de se perder pela cidade, uma boa notícia: o bonde turístico de Santos, que sai da Praça Mauá passa pelo local. Aproveite!

Saiba mais sobre Santos no São Paulo Antiga:

 

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • J.C.Cardoso 29/09/2014 at 12:02

    Mourisco?

    Reply
  • Vitoria Klavinsky 29/09/2014 at 12:46

    Parabéns!!! Sou santista, resido em Santos, e a matéria ficou belíssima, bem como as fotos.

    Reply
  • Helio 30/09/2014 at 01:17

    olá Douglas gostaria muito que você fizesse uma reportagem sobre as igrejas de Santos já que são varias grande parte históricas

    Reply
    • Douglas Nascimento 30/09/2014 at 09:17

      Olá Helio, como vai ?
      Estamos fazendo uma ampla catalogação de Santos e em breve muita coisa da cidade irá aparecer por aqui.
      Abraços

      Reply
      • Helio 30/09/2014 at 21:03

        obrigado Douglas digo isso devido especialmente as igrejas do Carmo já fui centenas de vezes para lá de uns anos pra cá estavam sendo reformadas mas como sabe se tratando de reforma de igreja anda em passos de tartaruga a primeira é datada não sei muito bem mais se diz de 1599 já a outra não tenho certeza a data acho que é do seculo XVIII conversei com as Vovós de Santos que são as guias da igreja e me fascinei pelas lendas da igreja perguntei o motivo pela qual a igreja estava já fazia anos em descaso elas me falaram que estavam em processo de tombamento a torre do sino esta crescendo uma arvore elas falaram que tudo estavam sendo devidamente reformando mais o processo e longo e demorado e já que a igreja demorou anos para o seu tombamento espero que a reforma não seja tão demorada.

        Reply
  • SavianoMarcio 30/09/2014 at 10:46

    Douglas, as matérias não vão mais ter o mapinha do Google?

    Reply
    • Douglas Nascimento 01/10/2014 at 09:59

      O Google Maps está com problemas na incorporação de mapas personalizados, estou resolvendo isso mas leva tempo em virtude do tamanho do nosso mapa (mais de 800 pontos).

      Reply
  • adolfo ledezma P. 01/10/2014 at 17:18

    eu sou do Chile……gostei muito de sua cidade…..fique sentado na plaza al frenteda escadas da prefeitura…..observando su bella arquitectura…….graciaS por la foto saudade de santos….

    Reply
  • Fabio Deus 09/03/2015 at 13:05

    O único fato triste em relação ao “castelinho” dos bombeiros, é que por uma infeliz idéia, a prefeitura de Santos construiu um anexo “grudado” ao antigo prédio, onde hoje, está localizada a Câmara de Vereadores de Santos. Ou seja, estragaram toda a arquitetura de um patrimônio histórico. Apesar que o mesmo aconteceu com a Casa do Trem Bélico, uma das construções mais antigas do Brasil (e devidamente tombada), e que recentemente, teve a arquitetura adulterada para a construção de um “elevador” nos fundos da pequena fortaleza. (Isso também em Santos).

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor