Oito anos antes da Revolução Constitucionalista de 1932, uma outra revolução muito mais trágica para a Cidade de São Paulo ocorreu: A Revolução de 1924. O levante tenentista contra o Governo Federal foi um conflito bélico de grandes proporções que além deixar a capital paulista arrasada por bombardeios, tiros e granadas, deixou um saldo total de mais de 500 mortos e milhares de feridos.

O ilustrador e quadrinista gaúcho Eloar Guazelli, adaptou para os quadrinhos a obra A Coluna da Morte, livro escrito pelo Tenente João Cabanas, onde ele relata sua experiência nos combates de 1924.

Crédito: Divulgação

O resultado é uma obra imperdível para os amantes dos quadrinhos e de história. Por toda a obra, Guazelli, não só retrata muito bem a adaptação do livro do Tenente Cabanas, como reproduz fielmente em seus traços a São Paulo de 1924.

Esta obra está a disposição gratuitamente através do excelente Projeto De Mão em Mão, que disponibiliza gratuitamente livros pela cidade, sempre com uma tiragem inicial de 20mil exemplares. Além disso, o livro pode ser baixado gratuitamente em PDF.

Para baixar o livro, basta clicar na capa dele abaixo:

 

E se você gostou deste livro, saiba que ele não é o único. Há outros títulos muito interessantes à disposição pelo mesmo site, como Contos Paulistanos, Os Fantasmas da São Paulo antiga entre outros. Além dos exemplares em PDF, disponíveis online, é possível retirar livros físicos em alguns terminais de ônibus de São Paulo.

Para saber mais sobre o Projeto De Mão em Mão e os locais de retirada de exemplares, clique no link abaixo:

ATUALIZAÇÃO: O Link do livro e o projeto não estão mais disponíveis.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Júlio César Mangoni 06/02/2019 at 13:06

    O link para baixar está quebrado

    Reply
    • Douglas Nascimento 06/02/2019 at 13:20

      Fui apurar e o link na verdade não existe mais, o projeto foi encerrado. O artigo é de 2013.
      Já removemos o link pois não está mais disponível. Obrigado pelo feedback.

      Reply
%d blogueiros gostam disto: