Uma das construções mais antigas do bairro de Penha de França, na zona leste da capital paulista, está recebendo importante obra de recuperação de sua fachada.

clique na foto para ampliar

Datada dos primeiros anos do século 20, a antiga residência há anos abriga a sede regional da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e já estava há quase dois anos com tapumes para evitar queda de fragmentos em pedestres.

A obra iniciada no início deste segundo semestre de 2018 já está em fase adiantada e logo devolverá uma das mais importantes fachadas históricas do bairro para a população. Os trabalhos estão sob responsabilidade da Jodisa Engenharia.

Apesar de manter a fachada original o imóvel da Praça Nossa Senhora da Penha não tem seu interior preservado, tendo apenas sua fachada tombada. Nas imediações existem outras construções históricas e importantes para a história do bairro, como a Igreja Nossa Senhora da Penha e o antigo Cine São Geraldo, já desativado.

Abaixo foto do imóvel sem os tapumes em 2014:

Reprodução Google Street View

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Marcelo Sanches 08/11/2018 at 12:02

    Douglas, me parece que o andar térreo foi modificado sim. A não ser que eu esteja errado, no início do século XX, não se utilizavam portas e janelas de ferro em casas deste porte.

    Reply
    • Douglas Nascimento 08/11/2018 at 12:18

      Oi Marcelo! Sem dúvida, pelo que entendemos será trocada a porta. O tombamento do imóvel é parcial.

      Reply
  • axellslade 08/11/2018 at 13:35

    Que coisa horrível de se ver essa combinação de janelas e porta de ferro com janelas de madeira… Esse andar inferior completamente descaracterizado dói a vista! 🙁

    Reply
  • Goueste Analia 08/11/2018 at 23:30

    Que bom ! Uma noticia positiva !

    Reply
  • Goueste Analia 08/11/2018 at 23:35

    enfim uma boa noticia : em reforma e não em destruição !

    Reply
  • ednei 11/11/2018 at 09:20

    a fachada de cima marailhosa cheia de detalhes.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: