O trecho inicial da Avenida Eusébio Matoso é, tal qual a Avenida Rebouças, repleto de casarões e enormes sobrados antigos, erguidos na sua grande maioria na metade do século XX.

São sobrados que no início tiveram fins residenciais, mas com a ampliação viária das duas avenidas e o decorrente aumento de tráfego, tornaram estes imóveis muito mais difíceis de serem moradias. Barulho, proibição de estacionar diante do imóvel, afastaram moradores.

Com o tempo, a maioria destes sobrados acabaram tendo destinações comercias, derrubando seus jardins, muros e portões para em boa parte dar lugar a estacionamento para clientes.

O caso deste imóvel, na altura do número 200, foi ainda pior. O sobrado foi desocupado por completo e teve sua grande porta frontal emparedada. No lugar de um imóvel para fins comerciais ou residenciais, o local tornou-se um estacionamento. A casa, para isso, tornou-se um entrave.

Por alguma razão, há pouco tempo o estacionamento fechou e, desde então, o imóvel encontra-se fechado. Qual será o destino que aguarda este imóvel ? Uma demolição ?

Veja o imóvel através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Renata 23/03/2011 at 15:21

    Lindo sobrado. Espero que não tenha um triste fim como tantos outros imóveis.

    Reply
  • Visitante 01/05/2011 at 07:34

    Desculpe, mas não consigo ver o valor arquitetônico ou histórico dessa construção. Está totalmente descaracterizado. Há muitas outras edificações mais dignas de serem preservadas.

    Reply
    • Douglas Nascimento 01/05/2011 at 09:43

      @ Visitante O objetivo não é somente abordar construções históricas, mas também dar um alerta ao abandono em geral! Abraços!

      Reply