A Avenida Pacaembu até algumas poucas décadas atrás era um conhecido endereço residencial chique da capital paulista. Porém, o tempo foi passando e a tranquila avenida foi se tornando cada vez mais elo de ligação entre a marginal do Rio Tietê e Avenida Dr. Arnaldo. Com isso, o trânsito foi se multiplicando e juntamente com a movimentação frenética de veículos chegavam junto barulho e poluição.

As mudanças foram transformando aos poucos a arborizada Avenida Pacaembu. O endereço que era basicamente residencial foi se tornando gradativamente em uma avenida estritamente comercial. Hoje, todas as casas da avenida tornaram-se estabelecimentos comerciais, como escritórios e sede de empresas. Não há mais quase ninguém morando por ali.

Esta mudança de residencial para comercial trouxe também mudanças no visual dos imóveis. Inúmeros casarões desta avenida tiveram suas fachadas completamente descaracterizadas, algumas ficando até irreconhecíveis.

E as poucas casas que ainda não tornaram-se escritórios ou estabelecimentos comerciais seguem fechadas. É o caso deste sobrado localizado no número 935 desta avenida.

Aparentemente fechado há anos,  o imóvel antes de ficar nesta situação também teve uma destinação comercial. Mesmo com a fachada bastante deteriorada e com algumas pichações, o imóvel consegue revelar-se bonito.

Uma reforma caprichosa, feito por profissionais atenciosos podem dar uma vida nova a este sobrado. Mas por favor, ao reformarem, respeitem a fachada desta casa. Chega de belas casas serem mutiladas na Avenida Pacaembu sem qualquer critério e bom gosto.

Veja mais fotos deste sobrado (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça a região através de nosso mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • marisa 02/02/2012 at 16:41

    Realmente quem passa por esta avenida, fica maravilhado em tantas belezas que por ali existe.
    Eu mesma, no final do ano passado nas minhas idas e vindas ao Hospital das Clinicas, passei várias vezes por ela, admirando as casas antigas que hoje funcionam em area comercial. Mais nunca deixei de imaginar como seria há uns 50 anos atraz, quando somente eram casas residenciais.
    São tantas maravilhas que ainda bem que quando eu passava por ela, sempre ia no banco do carona, assim eu poderia admirar as belezas a vontade.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: