Andar pela região das Perdizes, Lapa ou Barra Funda hoje em dia é andar próximo de muita mudança no visual urbano. Muitas demolições, obras a todo vapor e é claro muito abandono e descuido.

Na área inicial da Avenida Pompéia, há uma série de mudanças em andamento. Há pouco tempo tivemos um novo shopping center por ali, o Bourbon, e estamos ali do lado com as obras da nova arena da Sociedade Esportiva Palmeiras, que está saindo onde estava o antigo estádio Palestra Itália. Neste mesmo quarteirão da avenida, encontramos também um trecho de seis sobrados geminados e até um edifício sendo demolidos na esquina da Turiassú, e do outro lado outros sobrados vazios e abandonados.

O quarteirão inteiro está sendo demolido. Em breve -DIZEM- haverá uma praça .

O sobrado localizado na altura do número 193 desta avenida é um deles. O imóvel, que já foi residência e estabelecimento comercial hoje aguarda um novo destino. Entrar no imóvel é impossível, já que suas portas e portão foram lacradas com uma parede de blocos, que hoje é mural de grafite.

A antiga casa hoje é só um ponto degradante da paisagem urbana das Perdizes, um contraste com a imponência do shopping vizinho do lado e do SESC com assinatura de grife na sua arquitetura. O velho lar hoje é um prisioneiro de si mesmo, dentro de muros sem portas que tornaram-se fronteiras intransponíveis.

Confira mais fotos deste sobrado (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça a região através de nosso mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • danel 03/11/2011 at 23:50

    Aquele prédio no canto inferior esquerdo da segunda foto é muito bonito, qual rua ele fica?

    Reply
  • Fabio Andrusyszyn 04/11/2011 at 07:59

    Olá, gostei bastante desse site. Essa informação de que o local será uma praça é oficial?
    Eu ouvi dizer de moradores do bairro que o local será usado para ser uma extensão do estacionamento do Shopping Bourbon…

    Reply
    • Douglas Nascimento 04/11/2011 at 11:37

      Fabio,

      O negócio do estacionamento não procede. O local foi desapropriado pela prefeitura e inclusive foi alvo de reportagem do JT do dia 08/10/11.

      Reply
  • Jack 09/11/2011 at 17:38

    E então? Oficial : demolição. Resultado: Ninguém sabe.
    Interessante é que o pessoal estava com placas de “vende-se”. Imagine o mico: comprar uma casa a ser demolida.

    Reply
  • Alexandre Antunes 12/12/2011 at 09:51

    Esta área futuramente terá um praço, mas como esta região é muito sujeita a alagamentos será feita antes obras para evitar novas enchentes. O triste mesmo é que esquina da av.Pompeia com rua Ministro ferreira Alves tem um sobrado, provavelmente dos anos 20, que está em perfeito esta em perfeito estado de conservação, aonde funcionava uma escola, será demolido para a contrução de um edificio comercial. Quem tiver oportunidade de passar pelo local verá uma tipica residencia dos anos 20, que como muitas contruções, terá um triste fim.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: