Nem sempre os imóveis que encontramos abandonados ou invadidos são necessariamente antigos ou históricos. Nossa catalogação engloba todo e qualquer imóvel que esteja em avançada situação de abandono ou mesmo invadido, preferencialmente de cunho relevante para a memória iconográfica da cidade. Aqui colocamos também aqueles mais comuns, pois também influem de alguma forma no aspecto visual da região onde estão localizados.

No número 262, da Avenida Brigadeiro Faria Lima, na cidade de Guarulhos encontramos este sobrado abandonado há pelo menos 3 anos. O imóvel possui características comerciais na parte térrea e no lado superior é dividido em salas comerciais (porção esquerda) e residência (porção direita).

É o tipo de imóvel que bem cuidado e com as salas e lojas alugadas sustenta (e bem) uma família. É muito comum encontrarmos em nossas cidades este tipo de construção, onde o proprietário mora no andar superior e destina o térreo para locação. Uma forma boa de maximizar o uso do terreno para moradia e lucro com aluguel de salas ou salões.

No entanto uma esquina como essa muitos anos fechada, pode ocasionar do que é chamado de “ponto queimado” no mercado imobiliário, onde nada dura muito tempo aberto. Que a história não se repita aqui e que em breve vejamos esta esquina com vida e o prédio sem vidros quebrados, pichações e lixo nas calçadas.

Confira mais fotos do imóvel (clique para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • rafael 14/09/2011 at 20:11

    Me incomoda ver matérias sobre guarulhos e grande sp, queria que fosse apenas são paulo, mas enfim…

    Reply
  • Larissa Venturi 16/09/2011 at 11:29

    Desculpe, querido Rafael, mas pra contar a História de SP tem que ter TUDO e não somente capital. Por este maravilhoso site encontro até mesmo matérias sobre a História do interior, que não pode faltar. SP, capital, grande SP, seus entornos metropolitanos, litoral (principalmente, onde começou SP) merecem estar aqui de forma geral. Não podemos esconder o abandono em que se encontra nossa cidade.
    Infelizmente todos os municípios são alvo de abandono e descaso do patrimônio. E nenhum deve ficar de fora. O site colabora com a denúncia e nos faz conhecer mais da identidade perdida de nosso Estado.

    Reply
  • Ariane Corral 20/09/2011 at 22:08

    Pois bem Rafael, eu gostaria que esses tais abandono não acontecessem em NENHUM lugar do Brasil.

    Reply
  • Paulista 05/11/2011 at 20:18

    EE Capistrano de Abreu (anos 20)
    http://guarulhostemhistoria.com.br/his_patrimonio_int.php?id=7

    EE Conselheiro Crispiniano (anos 60)
    http://www.conselheirocrispiniano.com.br/historia/

    Ainda queria citar um prédio antigo que fica na Av. Monteiro Lobato, próximo à delegacia e ao centro de Guarulhos, mas não sei o número nem o que é. Por fora, parece bem conservado.

    Reply
  • Carlos 05/04/2015 at 17:11

    Bairristas como este cidadão Rafael deve nem saber o que é Paulista e paulistano,enfim…..viva a ignorância.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: