No final de junho de 2011 o CONPRESP, órgão responsável pela preservação do patrimônio histórico paulistano, decidiu pelo tombamento de alguns imóveis na região de Vila Mariana pela importância histórica das mesmas na formação do bairro. Apesar disso, outras construções igualmente importantes pouco mais de um quarteirão das agraciadas, ainda permanecem “ignoradas” pelo órgão municipal.

No número 142 da rua Gregório Serrão, encontramos abandonado e emparedado este belíssimo sobrado do ano de 1917.  Construção de dois pavimentos típica do início do século, esta casa é a mais antiga da rua e também uma das mais antigas do bairro. Chama a atenção pela robustez, os grandes tijolos empregados em sua construção e o tradicional pé direito alto, típico das construções mais antigas.

Esperamos que o CONPRESP não venha a se esquecer desta jóia da rua Gregório Serrão. Foi louvável o tombamento das casas da rua dona Inácia Uchoa, mas é preciso lembrar que o mesmo órgão ignorou nesta mesma área um dos mais magníficos casarões do bairro na rua Machado de Assis, 311, que foi demolido sem dó nem piedade, mesmo sendo de grande importância para a história do bairro.

Confira outras fotos deste sobrado (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Saiba mais: Casarão Demolido – Rua Machado de Assis, 311

Veja o imóvel através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • aquinaojacare 25/07/2011 at 05:09

    E nos? Podemos fazer algo para incluir esse casarão ou so podemos ficar na torcida? Obrigado!

    Reply
  • ELIANA MARTINS 23/01/2012 at 23:52

    Gostaria de obter informações sobre tombamentos no bairro da Bela Vista! Grata

    Reply
  • Raquel 02/02/2012 at 21:08

    Para saber sobre tombamentos em toda a cidade, entre no site da prefeitura, em cadastro de im[oveis tombados-http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/cit/index.php?p=1160
    Depois entre no link “Legislação” e depois no link “Resoluções do CONPRESP”. As resoluções informam tudo que está tombado e suas restrições. Tem uma específica da Bela Vista.

    Reply
  • Ralph Giesbrecht 16/06/2012 at 17:15

    É uma pena que tenham mutilado a parte baixa. Vai ver que o COMPRESP não tombou por causa disso.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: