Antigo sobrado encontrado na rua Ítala, bairro de Vila Guilherme. O imóvel chama a atenção pela inscrição “JM” presente em sua fachada.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Mas afinal o que é significa “JM” ? Uma rápida incursão pela rua e podemos notar cerca de uma dezena de imóveis com a mesma inscrição na sua fachada, todas as demais casas são térreas enquanto esta é a única da rua com esta inscrição que é um sobrado.

Segundo Marcos Pereira, que viveu nesta rua por décadas, todas estas casas pertenceram ao português João Mendes, um comerciante local que mantinha uma pequena vila nesta rua. Mendes vivia neste sobrado e recebia aluguel dos demais imóveis desta rua que juntos formavam a então conhecida Vila João Mendes. Ao longo dos anos o comerciante foi vendendo alguns destes imóveis para terceiros, e muitos mantiveram a fachada intacta tal qual este belo sobrado, que sofre com ação pichadores.

Muito querido pelos moradores da região João Mendes faleceu há vários anos, deixando para trás seu belo legado de imóveis, uma jóia perdida na Vila Guilherme.

Para alguns moradores da rua Ítala, esta rua deveria ter seu nome mudado para rua João Mendes, em homenagem ao saudoso empreendedor da região.

Veja outras fotos deste imóvel:
Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Confira o mapa do local:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Eduardo Britto 15/11/2009 at 18:14

    Na rua Ítsla tem umas casas geminadas muito show! Deve fazer parte desse grupo JM. João Mendes… não concordo em mudar o nome da rua. Rua Ítala é lindo! E tem o funilaria Hurigueller nela. Isso sim é um nome adequado. Valeu!

    Reply
  • Felipe Herculano 11/11/2011 at 13:33

    Engraçado como o progresso acaba até com o nome dos bairros.
    Morei anos no Parque São Lucas e quando recebíamos as correspondências, as mesmas vinham com os nomes de Vila José Moreira, Vila Mirtes e etc. Depois de ver essa página, entendi o porque.
    É, o tempo passa.

    Reply
  • Daili Cavallini 27/03/2014 at 11:12

    Resido no bairro Sta. Terezinha em Santo André desde 1.948 em um chale comprado em 1928 pelo meu avo ( ainda existe no 223) e mudaram o nome para Vila S. Pedro…………………Pode?……….errado

    Reply