A modernidade presente no cotidiano de todos os paulistanos traz também um certo ônus à cidade. A telefonia celular, diferentemente da fixa que pode ser aterrada ou em fios (aqueles que enfeiam a cidade de São Paulo e que é uma eterna promessa do poder público de ir para debaixo de nossas calçadas), precisa de antenas para que possa ter cobertura de sinal.

À medida que a expansão de telefonia celular atingia índices elevados, aumentava-se a necessidade de se espalhar novas antenas pela cidade, para que não houvesse falta de sinal. Para isso, muitas antenas (várias irregulares até hoje) foram instaladas em topos de edifícios, terrenos baldios e em casas antigas que estavam fechadas.

E é o que acontece neste antigo e belo sobrado encontrado na rua Araquã, 57 na Bela Vista. Uma rua próxima da Avenida 9 de Julho que é bastante tranquila, mas que tem sua paisagem maculada por uma antena horrorosa de celular, no caso da operadora Vivo. O imóvel como residência, segundo um vizinho, já se foi há anos. A casa ficou um tempo fechada e sem atividade, até que então tornou-se lar desta antena de telefonia celular.

O aluguel de terrenos ou imóveis para receber telefonia celular não é barato. São contratos preparados para durar anos e anos, já que a tendência é que as atenas não saiam da região onde estão. É uma situação clara de dois lados reféns: um lado que não pode dispensar o aluguel, e outro lado que não pode dispensar da antena no local.

Neste caso, o único a perder é o imóvel. Mesmo estando alugado, é deixado de lado e não recebe manutenção, e a cada dia que passa fica cada vez mais deteriorado, até o dia que esta degradação torna-se irreversível. Será que um dia essa casa voltará a ser um lar ?

Veja outras fotos deste imóvel (clique para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça outro imóvel na rua Araquã:

Confira a região através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • Sobrado – Rua Araquã, 57 — São Paulo Antiga | Telecomunicações no Brasil 16/03/2011 at 15:31

    […] from: Sobrado – Rua Araquã, 57 — São Paulo Antiga Tweet This Post Plurk This Post Buzz This Post Delicious Digg This Post Facebook MySpace […]

    Reply
  • Renata 16/03/2011 at 23:00

    Muito bonito o sobrado, dava para ser recuperado facilmente. Mas, como está alugado para a Vivo, vai ser difícil voltar a ser um lar.

    Reply
  • Gustavo Moreira 16/03/2011 at 23:40

    Que pena, a casa tem um desenho limpo, bonito e a originalidade é ótima.

    Reply
  • adriano 22/04/2011 at 09:34

    OS ORGÃOS COMPETENTES ,COMO AS PREFEITURAS DEVIAM DESAPROPIAR ESSES IMOVEIS ,E RESTAURA-LOS E USA-LOS COMO ORGÃOS PUBLICOS COMO SECRETARIAS, SUB-PREFEITURAS,ETC ,POIS AQUI NA MINHA CIDADE TEM MUITOS PREDIOS HISTORICOS EM COMPLETO ABANDONO ,EA PREFEITURA PREFERE PAGAR ALUGUEL EM ALGUNS PREDIOS ,DO Q DESAPROPIAR ALGUNS ,PAGAR O PREÇO JUSTO PARA O PROPIETARIO E RESTAURA-LOS ,NAO ADIANTA TER UM PREDIO TOMBADO CAINDO AOS PEDAÇOS ,TEMOS É Q RESTAURA-LOS ISSO SIM

    Reply
%d blogueiros gostam disto: