A longa rua Clélia, que corta o bairro da Lapa em direção a avenida Francisco Matarazzo é uma via com uma grande diversidade arquitetônica. Existem sobrados, prédios, casas térreas, estabelecimentos comercias de todos os tipos e estado de conservação. Um que chamou a nossa atenção foi este aqui:

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Localizado no número 334 da rua Clélia, pouco depois da Praça Cornélia, este belo casarão antigo é um raro exemplar preservado da região. De início pensamos ser uma residência, mas os ossos estampados na parede logo deu a impressão de tratar-se de algo relacionado a animais. No local, funciona um bem estruturado hotel para cachorros, o Vira a Lata.

É bastante válido o uso de residências como estas para finalidades comerciais. Hoje em dia, sabemos que muitas famílias optam por morar em apartamentos e condomínios fechados com medo da violência e ótimas residências como esta acabam sendo deixadas para trás, prontas para as garras da especulação imobiliária. O uso destes imóveis comercialmente ao menos preserva o local vivo.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

E o Vira a Lata soube aliar um negócio ao sobrado sem descaracteriza-lo. Observem o cuidado com a fachada, que está impecavelmente pintada, e todos os adornos decorativos preservados. O amarelo da casa, combinou muito bem com os detalhes em branco na moldura da janela da sala e na jardineira sob a janela do quarto, e o cinza caiu muito bem nas pedras que acompanham a fachada.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Não é preciso descaracterizar a fachada de um imóvel antigo para dar uma destinação comercial a ele. Arquitetos e decoradores juntos podem proporcionar soluções práticas e agradáveis que aliam preservação e usabilidade. Muitos empresários sequer pensam nesta possibilidade e acabam por desfigurar casas encantadoras o que, felizmente, não foi o caso.

Como é de praxe no São Paulo Antiga, adoramos recomendar locais que preservam casas antigas. Então, não podemos deixar de recomendar a todos que precisam de um hotel para o seu cachorro, o Vira a Lata. Apóie o empresário que preserva seu imóvel, pois assim estimulamos outros a terem iniciativas similares.

Parabéns aos proprietários pela iniciativa!

Para contatar o Vira a Lata:
Telefone (11) 3459-6793
www.viraalata.com.br

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Carla Daniela de Oliveira 20/03/2014 at 16:05

    Muito linda a casa, bem reformada e é um belo hotel para os cães!!

    Reply
  • Gualberto Cappi 20/03/2014 at 18:51

    Olà Douglas! Infelizmente este ano a minha estadia em Sampa foi breve e muito cheia de “pepinos” pra resolver e nao tive tempo pra te chamar. Agora jà estou aquì, no pais mais bonito do mundo (estou a brincar!), a Italia. Como sempre, leio os teus serviços, que chegam via e-mail.
    Esta vez, vocè tocou um tema pra mim fundamental, ou seja, a cultura da preservaçao.
    Este tema envolve nao sò a necessidade da conservaçao (que visa a valorizar a memoria da cidade, para quem nela vive e para quem a visita), mas tambem duma disciplina estetica e historica, uma cultura arquitetonica, que saiba re-construir os traços caracteristicos do edificio, os materias (e a cultura material que o construiu), os elementos do espaço interno, etc. Enfim, uma capacidade de parte do proprietario e do arquiteto de reconhecer o objeto da reforma para combinar as novas esigencias de vida com um espaço unico (ou pelo menos, sempre mais raro na cidade de Sao Paulo), cheio de historia e de charme, e, alem disso, de otima qualidade construtiva. E’ aqui que pode nascer uma nova sensibilidade (ou atè uma moda, porquè nao?) util para tentar de salvar e resgatar o que resta da “memoria” paulistana: mostrar o trabalho que està atraz de uma reforma bem sucedida, as escolhas em fato de conservaçao, as dificuldades, as soluçoes arquitetonicas e tecnicas, a beleza das “antigas” formas (sejam decoraçoes, janelas, portas e portoes, pavimentos, etc.) e o resultado encantador de uma boa reforma. Claro que mudanças na lei sao indispensaveis, claro que o tema da segurança è fundamental, claro tambem que a formaçao de profissionais que saibam tocar no assunto è importante, mas tentar de abordar o tema à partir do trabalho da reforma e dos seus melhores resultados pode ser uma boa ideia para empurrar pra frente o teu otimo trabalho. Jà pensou de organizar seminarios onde projetistas, profissionais e interessados à vario titulo (desde o apaixonado atè o curioso), podem se-encontrar, mostrar o proprio trabalho, discutir, etc.?
    No caso que a ideia possa ter uma chance, serei contente de te-oferecer a minha ajuda.
    Um abraço
    Gualberto Cappi

    Reply
  • Claudio 21/03/2014 at 17:54

    Passei em frente a esta residência na segunda-feira, e realmente ao longo de toda a rua é possível encontrarmos excelentes exemplares ainda. Campos Eliseos é outro bairro que vale a pena o passeio, embora andar por aquelas esquinas requer muita atenção e uma certa dose de destemor, infelizmente.

    Reply
  • aparecida de souza de jesus 25/03/2014 at 21:14

    Belissima casa.!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: