Em uma cidade de proporções gigantescas como a cidade de São Paulo, é compreensível que seus bairros sofram profundas transformações urbanas e sociais com o passar dos anos. Bairros outrora nobres tornam-se ruins, bairros inexistentes se desenvolvem e tornam-se nobres além de avenidas que possuíam algum glamour e de um momento para outro, viram avenidas desprezadas, como as conhecidas Santo Amaro e Celso Garcia.

E estas transformações também impõe seu ritmo às construções do bairro, como ocorre em algumas casas da rua Diogo Vaz, no Cambuci em São Paulo.

Os imóveis dos números 339 e este sobrado no número 161, são exemplos claros. A rua e a região veio sofrendo uma certa transformação e perdeu um pouco de seu encanto. Sua residências sofreram o mesmo problema.

Apesar disso o velho sobrado verde, aparentemente vazio, apresenta-se ainda em boa forma. Uma breve reforma pode devolver a este imóvel a beleza de seus tempos áureos.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!