Houve um tempo que morar em casa era algo tão comum que sequer imaginaríamos que, hoje em dia, entretanto, está cada vez mais difícil viver em uma casa devido ao adensamento de nossas cidades, especialmente em centros urbanos como São Paulo.

Recentemente a secretária de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura de São Paulo, Heloisa Proença, disse que ˝quem quiser quintal no centro de São Paulo terá de pagar˝ (link). O que mostra o quanto mudou a visão de habitação nos últimos anos.

Entretanto quintal em casa no centro não é algo comum no centro de São Paulo como muitos pensam. Os quintais são presença garantida nos bairros mas na região central sempre foi algo mais comum a residências destinadas a classe média alta e a elite.

Um giro pelo centro mostra que a maioria das casas antigas que existem por ali são com suas portas diretamente para a rua, deixando o quintal para casarões e palacetes.

Localizada na rua Francisco Estácio Fortes, em Santa Cecília, a casa da foto acima é um exemplo de como quintais em residências paulistanas localizadas em regiões centrais são pequenos ou inexistentes.

clique na foto para ampliar

Apesar do quintal diminuto, a casa possui uma garagem que para muitos moradores no centro é algo muito mais valioso que um quintal. Afinal, os custos de estacionamento na região central são altíssimos, com mensalidades partindo de R$280,00 (valores de novembro de 2017).

Apesar do carro ser algo dispensável para muitos, para outros é algo que não se pode eliminar. Com ou sem quintal essa residência é adorável!

Veja mais fotos do sobrado:

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Maria José Ribeiro Barbosa 07/12/2017 at 11:47

    Olá Douglas, eu sempre pensei que quintal fosse nos fundos da residencia. Na parte da frente chamo de jardim

    Reply
    • Douglas Nascimento 07/12/2017 at 12:06

      Me perguntei sobre isso também.
      Acho que se não tem plantas, arvores e afins é quintal, independente da área da casa onde estiver. Jardim pode ser no fundo também…
      Mas é uma boa questão!

      Reply
  • Vania 07/12/2017 at 15:41

    Adorei a casa! Mas o quintal, ou jardim, pode ser nos fundos das residencias. Mesmo essas casas que tem porta e janela diretamente na rua muitas vezes tem um quintal nos fundos.

    Reply
  • Álvaro da Cunha Caldeira 07/12/2017 at 16:41

    Boa tarde, Douglas. Como curiosidade informo que a rua Francisco Estácio Fortes chamava-se até os fins da década de 1950 de Rua Biguá.

    Parabéns por seu artigo.

    Abraços.

    Reply
    • Douglas Nascimento 08/12/2017 at 10:10

      Não sabia disso, acho péssimo mudar nomes de ruas à toa. Obrigado pela informação.

      Reply
  • Daniel Pardo 23/12/2017 at 20:47

    Se realmente essa casa for uma das únicas nessa rua com garagem, o dono ou a dona dela só vai vende-la se surgir uma proposta muito boa.

    Reply