Sobrado Antigo – Rua Francisco Estácio Fortes

Houve um tempo que morar em casa era algo tão comum que sequer imaginaríamos que, hoje em dia, entretanto, está cada vez mais difícil viver em uma casa devido ao adensamento de nossas cidades, especialmente em centros urbanos como São Paulo.

Recentemente a secretária de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura de São Paulo, Heloisa Proença, disse que ˝quem quiser quintal no centro de São Paulo terá de pagar˝ (link). O que mostra o quanto mudou a visão de habitação nos últimos anos.

Entretanto quintal em casa no centro não é algo comum no centro de São Paulo como muitos pensam. Os quintais são presença garantida nos bairros mas na região central sempre foi algo mais comum a residências destinadas a classe média alta e a elite.

Um giro pelo centro mostra que a maioria das casas antigas que existem por ali são com suas portas diretamente para a rua, deixando o quintal para casarões e palacetes.

Localizada na rua Francisco Estácio Fortes, em Santa Cecília, a casa da foto acima é um exemplo de como quintais em residências paulistanas localizadas em regiões centrais são pequenos ou inexistentes.

clique na foto para ampliar

Apesar do quintal diminuto, a casa possui uma garagem que para muitos moradores no centro é algo muito mais valioso que um quintal. Afinal, os custos de estacionamento na região central são altíssimos, com mensalidades partindo de R$280,00 (valores de novembro de 2017).

Apesar do carro ser algo dispensável para muitos, para outros é algo que não se pode eliminar. Com ou sem quintal essa residência é adorável!

Veja mais fotos do sobrado:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

O antigo Cemitério Nossa Senhora do Carmo

Com a chegada do dia de finados, os cemitérios é o local primordial para familiares reviverem o passado. Mas não é apenas de dor e saudade que consiste os cemitérios e o que poderia ser um atrativo turístico ou local de peregrinação de fé, virou sinônimo de abandono e descaso aos mortos.

Leia mais »

6 respostas

  1. Olá Douglas, eu sempre pensei que quintal fosse nos fundos da residencia. Na parte da frente chamo de jardim

    1. Me perguntei sobre isso também.
      Acho que se não tem plantas, arvores e afins é quintal, independente da área da casa onde estiver. Jardim pode ser no fundo também…
      Mas é uma boa questão!

  2. Adorei a casa! Mas o quintal, ou jardim, pode ser nos fundos das residencias. Mesmo essas casas que tem porta e janela diretamente na rua muitas vezes tem um quintal nos fundos.

  3. Boa tarde, Douglas. Como curiosidade informo que a rua Francisco Estácio Fortes chamava-se até os fins da década de 1950 de Rua Biguá.

    Parabéns por seu artigo.

    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *