Embora os amantes de imóveis antigos sejam em geral contrários a adaptações nas casas, é inegável que muitas das construções paulistanas de 80, 100 anos atrás são muitas vezes pouco práticas para o uso atual.

Posso mencionar coisas como porão ao invés de uma garagem, forro de madeira e gesso (estuque), encanamento em ferro ao invés de pvc e por aí vai. Isso sem mencionar o alto custo de manter portas e janelas de madeira antigas, que são bem diferente do padrão atual.

Localizada na rua Lopes de Oliveira, a residência acima é um exemplo onde o proprietário fez uma alteração para melhorar o uso do imóvel. Seu porão foi transformado em um pequeno ponto comercial.

Apesar de não ter sido um adaptação feita por arquiteto ou engenheiro o proprietário teve um certo cuidado em não descaracterizar demais a fachada. Minhas únicas críticas são direcionadas as cores da porta de aço e do toldo, que poderiam ser da cor da porta de entrada da residência (ou vice versa) para uma melhor harmonização.

clique na foto para ampliar

Algo que poderia ser melhor explorado em São Paulo é a formação técnica de jovens carentes para o trabalho em material para restauro. Muitos proprietários de residências antigas com que eu converso reclamam da enorme dificuldade que é hoje encontrar um profissional a custa acessível apto para fazer uma janela de madeira antiga, porta ou mesmo uma simples esquadria.

A reclamação se estende aos profissionais que sempre sugerem a troca por alumínio alegando que o custo em madeira é altíssimo enquanto o metal ˝é pra sempre˝. É por isso que cada vez mais vemos aberrações como casas antigas muitas vezes impecáveis com horríveis janelas de alumínio.

A solução seria optar por formação profissional jovem utilizando madeira ecológica.

Veja mais fotos do imóvel:

Gosta do São Paulo Antiga ? Então ajude-me a manter o site no ar, faça uma doação no APOIA.SE! Clique Aqui!

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Lidi Santana 13/11/2017 at 14:16

    Belo sobrado. Sempre fico pensando de época seriam essas casas, pois as alterações dificultam identificar, embora, muitas vezes, sejam necessárias.

    Reply
  • Emerson de Faria 15/11/2017 at 08:41

    Sou um grande entusiasta dessas casas antigas e do pequeno comércio de bairro, que supre de maneira muito dinâmica e informal as necessidades dos consumidores. Pequenos salões como o do sobrado têm o seu charme e são de enorme valia.

    Reply
  • Daniel Pardo 19/11/2017 at 21:50

    Lembra as casas que vemos no bairro do Brás.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: