Muitos proprietários acabam por descaracterizar suas casas antigas com o passar dos anos, em busca de dar a construção um ar mais atualizado, contemporâneo. Essas mudanças nem sempre são feitas com bom gosto e sabedoria, deixando os imóveis com um visual estranho, pesado.

Na rua Martim Affonso, no bairro do Belenzinho, várias casas de arquitetura bastante similares entre si foram modificadas nos últimos anos. Apenas uma delas segue inalterada e é ela que apresento a seguir:

Localizada bem na esquina com a rua Sargento Capistrano, esse sobrado elegante mantém até hoje sua fachada original. Apesar disso, creio que em algum momento os proprietários se cansaram do revestimento, deixando os tijolos aparentes.

O imóvel ainda preserva todos os seus detalhes, até os mais pequenos. O belo portão de entrada está ali e para entrar no quintal da residência você passa por baixo de arco feito de raízes de uma das plantas que crescem ali no quintal.

Na varanda, por sua vez, destaque para as colunas salomônicas e para a porta dupla que dá acesso ao interior da residência, especificamente a sala de estar. No andar superior janelas preservadas dão o tom de bom gosto da casa, que ainda mantém o detalhe do frontão preservado.

Entrando pela rua Sargento Capistrano, via estreita que liga a rua Martim Affonso à rua Belém, é possível observar o prolongamento da residência e as demais janelas, todas preservadas em sua originalidade.

Abaixo mais algumas imagens do sobrado (clique para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • ednei 06/08/2018 at 19:00

    muita lindo uma pena que estadeteriorando os tijolos deveriam ser resinados para nao pegar infiltracao

    Reply
  • Edson Camara 06/08/2018 at 19:15

    Execelente suas matérias sobre a arquitetura antiga de São Paulo. Sou saudosista das coisas boas do passado e a beleza das construções antigas é uma delas.

    Reply
  • Roberto Martins 06/08/2018 at 19:31

    Linda está casa, se der um trato nela vai ficar a mais bela da rua……é uma pena que num futuro não tão distante estas casas só existirão em nossas memorias, as pessoas que herdam estes patrimônio não entende a historia ali deixada, obrigado pela postagem

    Reply
  • Francisco Roxo 06/08/2018 at 21:09

    Este São Paulo Antigo, me leva ao meu passado, hoje aos 74 anos me emociono e lembro onde morei de 1944 a 1953, Rua Martim Francisco esquina com Rua Doutor Martinico Prado, Bairro Vila Buarque, (me corrija se errado estiver) o Prédio está do mesmo jeito. Nada mudou. Muita Saudade desse lugar.
    Obrigado Sao de Antigo por nos proporcionar essas saudades e alegrias.
    Um Abraço a Todos!

    Reply
  • Paulo Clístenes Vieira da Silva 08/08/2018 at 18:18

    Bonito imóvel, só precisa de uma revitalização caprichada sem qualquer alteração.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: