Embora hoje não sejam mais tão comuns em construções novas, principalmente pelo quesito da segurança, casas com a fachada direto na rua são bastante interessantes. Observe este exemplo abaixo:

clique na foto para ampliar

Localizado no número 34 da rua Teixeira de Freitas, no Belenzinho, esta simpática residência antiga tem uma arquitetura adorável e mantém sua fachada totalmente presevada.

Aparentemente não se trata de uma casa unitária, mas três residências conjugadas, sendo que a porta central – linda diga-se de passagem – parece dar acessa a parte superior da construção, enquanto as portas laterais dão acesso a porção térrea do imóvel.

Se for realmente isso é uma construção que além de bonita é muito racional. Aliás, caminhando pelo bairro do Belenzinho e do Brás encontra-se muitas propriedades cujo pequeno espaço de terreno é resolvido com a construção de dois imóveis, um no térreo e outro no piso superior.

Abaixo mais algumas fotografia do sobrado. Fica o comentário sobre a detestável fiação aérea presente em praticamente toda cidade. Imagine abrir a janela de manhã e se deparar com este terrível emaranhado de fios ?

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Sergio 17/11/2017 at 14:55

    Em 2010, segundo a vista de rua do Google, no portão da esquerda, havia um cartaz anunciando : “aluga-se quarto para casal sem filhos”; também é interessante notar que a entrada do lado esquerdo tinha na época pintura diferente … gravei no micro imagem do Google Street View, que posso depois enviar …

    Reply
  • Paulo Clístenes Vieira da Silva 22/11/2017 at 18:32

    Sobrados muito simpáticos, mas o emaranhados de fios!

    Reply
  • Daniel Pardo 23/12/2017 at 20:03

    Do tempo em que se pagava bem para morar bem…

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor