Em um caminhada recente pela região do Paraíso, ao descer a Rua Tomás Carvalhal, notamos que embora a parte de numeração mais baixa da rua esteja completamente tomada por prédios, a parte com a numeração mais alta, já próxima da Rua Tutóia, ainda apresenta alguns belos sobrados e casarões que estão sobrevivendo à especulação imobiliária. E foi no número 945 desta via que encontramos este sobrado abaixo.

Trata-se de um belo e amplo sobrado antigo com linhas arquitetônicas bastante simples, mas mesmo assim muito interessante. Segundo um vizinho, que pediu para não ser identificado, este sobrado já está fechado há algum tempo, passando a quem o observa uma situação de abandono, que pode não ser real. Ele apenas encontra-se fechado, e o mato tende a crescer rápido.

Imóveis antigos e amplos como este, que possui até uma edícula e garagem ao fundo, são alvos em potencial de construtoras. Algumas destas empresas chegam a levantar seu o proprietário possui débitos altos com a prefeitura (como IPTU por exemplo) e costumam até a propor pagamento da dívida como parte do negócio.

Algumas vezes, ocorrem de famílias proprietárias de casarões ou grandes terrenos encontrarem-se em dificuldades de pagar o débito com o poder público e, diante disso, acabam não resistindo à tentação de vender o imóvel para não ficarem ainda mais endividados. Esperamos que este não seja o caso.

Que em breve seja possível reencontrar esta casa pintada, arrumada e habitada.

Veja mais fotos deste imóvel (clique na foto para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça esta região através de nosso mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!