Observem que belo par de sobrado geminados encontramos ao passar pela rua Abílio Soares, no bairro do Paraíso:

clique na foto para ampliar

Apesa de ambos já terem sofrido um bocado de descaracterização, nota-se que o dano foi um pouco menor no sobrado da direita. Enquanto isso o da esquerda já perdeu todas as três janelas originais do andar superior e a porta original foi substituída por outra, mais baixa.

As duas casas também sofreram alteração ao nível da rua, recebendo adaptações para poderem comportar estabelecimentos comerciais. Não parece que o térreo era um porão, devido a altura.

Apesar das mudanças sofridas ambos imóveis estão em um razoável estado de conservação, estando preservados principalmente as características estruturais e os adornos da fachada.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Paulo Clístenes Vieira da Silva 23/08/2017 at 18:55

    O tempo e a utilização sem critérios, não perdoam !

    Reply
  • Vania 24/08/2017 at 18:49

    A falta de senso estético é uma coisa gritante. As janelas da parte de cima foram trocadas, mas não ficou de todo mal, pelo menos mantiveram o tamanho original. Já a porta de entrada, e aquela janela do piso superior (bem em cima da porta de entrada), foram substituidas com sérios prejuizos estéticos. São muito menores que as originais, que eram alongadas e elegantes…

    Reply
  • Carlos Antonio Lopes 24/08/2017 at 21:52

    Num desses sobrados funcionou o Café Maravilha na década de 70. Era um lugar agradável, um café honesto e coisinhas interessantes para beliscar.

    Reply
  • Daniel Pardo 22/10/2017 at 21:16

    Pelo menos não descaracterizaram muito (o que aqui em São Paulo já é motivo para comemorar)

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor