O Alto de Pinheiros hoje é uma área bem movimentada com poucos terrenos disponíveis para novas construções. Para erguer algo novo por ali, basicamente é preciso comprar vários imóveis vizinhos e, após demoli-los, juntar todos os terrenos. Isso, apenas nos trechos do bairro cujo zoneamento permite levantar novos edifícios. Entretanto, esta realidade era bem diferente na década de 40.

Esta antigo anúncio da Cia City mostra uma série de terrenos à venda na região do Alto de Pinheiros. A grande maioria parece já ter sido negociada (lotes marcados com um “x”), mas ainda havia muito terreno disponível, veja:

Clique no anúncio para ampliar.

Notem que as ruas e praças sequer haviam nomes ainda. Mas não é difícil descobrir de que trecho se trata o mapa, observando rapidamente o Google Mapas é possível notar que a praça maior da planta acima é a atual Praça Vicentina de Carvalho, sendo que a rua 3 que liga a praça a outra menor à esquerda, é a atual rua Xupé. A partir dai fica fácil identificar as demais ruas do bairro.

A cidade está sempre em constante mudanças não é mesmo ? Periodicamente vamos colocar aqui anúncios imobiliários do passado! Deixe seu comentário.

Para ver o local acima hoje, clique no link a seguir (observe que o mapa do Google está em uma posição um pouco diferente): http://goo.gl/maps/G7W48

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Luiz Augusto de Rezende Puech 06/03/2013 at 19:46

    Meu pai foi um dos pioneiros do bairro, moramos até hoje na Rua Natingui e, para que os amigos soubessem aonde era a casa, deu nome a uma das praças (que hoje nem praça é (Carvalho Pinto) e meu avô tem nome em um outra, a Praça Prof. Rezende Puech que por um decreto de um vereador nacionalista idiota mudou o nome para Praça Prof. ReSende Puech (que, se voce procurar nos anais de medicina, não é ninguém).

    Reply
  • Ana 01/04/2013 at 11:40

    Parabéns pelo excelente site!
    Uma pequena contribuição:
    https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/antecello/SP_Antiga/story.html

    Reply
    • Marilda Sp 16/07/2014 at 18:23

      Que legal, Ana! Valeu!

      Reply
%d blogueiros gostam disto: