Imóveis Antigos

Tinturaria e Estamparia de Tecidos Suzano S/A

Comments (14)
  1. Não sei se a localização é boa pra isso, mas podiam fazer um residencial horizontal, ao estilo das casas romanas. Seria maravilhoso e muito inovador.

  2. Aliás, “fabrica com decoração art decó”. Quando isso ia entrar na cabeça das pessoas de hoje? Meu Deus do céu!

  3. Georgia Romanato disse:

    Nossa, como vocês são chatos era o estilo deles e acho que meu pai teve boas escolhas e os tecidos eram lindos, e sim Peterson acredito que iria entrar na cabeça de todos menos na sua porque você não tem gosto.

    1. Você não entendeu o que eu escrevi. Naquela época as pessoas colovam o coração nas coisas, até a arquitetura de uma fábrica era feita com esmero. Hoje não é mais assim, por isso não entraria na cabeça das pessoas de hoje.
      Saiba ler com atenção antes de achar que está reagindo a uma critica.

  4. Georgia Romanato disse:

    Ai e eu tenho certeza que ENTRARIA NAS CABEÇAS DAS PESSOAS hoje em dia, aliás eles tinham muito bom gosto, a pena que a fábrica faliu se não estaria com fama.

    1. luiz disse:

      olha, trabalhei naquele local em meados de 78 a 83, quando era bem garoto, e conhecia de perto os proprietarios, é uma pena que tudo acabou. Naquela época, se bem me lembro, eram estampados tecidos para as mais diversas grifes, até o finado Clodovil, andou visitando aquele local de trabalho.

  5. Thais Trigo disse:

    UAU! esse site é um achado!

    Moro em Suzano, e minha mãe trabalhou nessa fábrica!

  6. Daniela disse:

    Moro perto desse prédio.

    1. Paulo Cesar disse:

      Eu teria medo de morar ali perto, hehehe. Esta fábrica, do jeito que se encontra atualmente, parece perfeita para servir de locação para um filme de terror.

      É muito triste constatarmos que o progresso e a tal globalização acabaram com tantos negócios que sustentaram famílias inteiras por décadas.

      Quantos pais de família (e mães também) levaram o sustento da casa trabalhando nesta fábrica, que hoje mais se parece com uma ruína azteca?

      Triste…….

  7. Walter Romanato disse:

    Trabalhei nesta empresa (17 anos), ela foi fundada pelo meu pai e o sr. Luiz Romanato deu sequencia no trabalho.
    Para quem não sabe nós produziamos para as mais renomadas marcas: Daslu, Parrech, Maria Bonita, Giovana, Baby,Chocolate, vila romana, Sta constancia,Indaiatex, e etc.
    Em uma ocasião, a Rede Globo ficou uma semana gravando o beneficiamento da seda.Nós eramos os melhores na estamparia de seda, a tal ponto que o Clodovil em seu programa nos indicou como melhor estampadores do Brasil.
    Nossa especialidade era tecido plano: Seda pura, misto de seda, Algodão, Challis e outros.. o fim da Tinturaria foi muito triste e me marcou muito a minha vida, Com a abertura de mercado feita pelo Collor onde entrou no Brasil tanto tecido, ” para se ter uma idéia em um ano entrou tanto tecido que os Estados Unidos maior mercado levaria 5 anos para absorver tudo” o tecido chegava a um custo tão baixo que não justificava produzir aqui ” Custo Brasil de impostos”.
    Sem falar dos maquinários que devido a reserva de mercado ” imposto de importação de maquinas era proibitivo chega as vezes de 3 a 5 vezes o valor ” eram com baixa tecnologia onde era necessário dispor de muita mão de obra.
    Lembro com muita saudade dos amigos que lá fiz . Geraldo, Castelar, Sesc,Zezinho da rama, Margarida,SR. BRUNO (grande Comasco) e tantos outros.
    Aos meus amigos um grande abraço

    1. Paulo Cesar disse:

      Sim, mas atualmente não existem mais fábricas de tecido de boa qualidade no Brasil.

      Vou citar mais dois exemplos, além do seu: Braspérola e Ferreira Guimarães.

      Hoje os ternos e camisas são feitos com tecido de guarda chuva importados da China, hehehehe.

    2. Claudinei disse:

      Eu também trabalhei nesta empresa de 1986 à 1991, fui ajudante de estampador do meu irmão Sidnei Amorim, meus irmãos também trabalharam muito tempo lá. O Sr Luiz Romanato era um homem muito bom, me lembro que em todos os finais de ano ele fazia questão de entregar o Panetone e o Peru pra cada funcionário, e olha que eram muitos hein…saudades dessa época.

  8. Paulo Francisco Costa disse:

    Meu nome e Paulo F.Costa trabalhei na Industria Maluf S/A, visinho da estamparia gostaria de saber se vcs nao teriam informacoes sobre o contador responsavel na decada de 70, pois preciso de uma declaracao de trabalho para o INSS. Sei que ja se passaram muitos anos e talvez nao seja possivel essa informacao, mas qualquer informacao sera bem vinda. Trabalhei nessa empresa de 1975 a 1976. Desde ja agradeco a sua atencao e aguardo ancioso qualquer informacao.

  9. izaias rafael pinheiro disse:

    também trabalhei nesta empresa era muita boa ,sinto muita saudades dos meus amigos da rama silas cicero. zezinho ,pedro lisboa e muitos outros .época boa era feliz e nem sabia ,hoje fui a uma exposição da TEITS no centro cultural voltei no tempo vi os tecidos da de maia deu saudade ..

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga