Artigos

Top 7 – Monumentos Abandonados de São Paulo

Comments (21)
  1. joao josé disse:

    O monumento da amizade sirio-libanesa ficou por décadas no jardim frontal ao Palácio das Industrias. Éra so atravessar a rua do Gasômetro, que nessa época seguia, após o próprio gasômetro, em linha reta até a praça Ragueb Chohfi. Quando garÕto costumava brincar nêsse monumento, mostrado pela sua foto de 1960.

  2. André Tezzei disse:

    malditos vândalos pixadores

  3. O vandalismo no monumento a Bartolomeu Bueno da Silva é muito triste por que acredito que recuperar algora é praticamente impossível, arrancada os detalhes tão delicados.

    Esse monumento a amizade Sírio Libanesa eu tive privilégio de conhecer no ano passado quando visitei São Paulo, e fiquei maravilhado com ele, com tantas figuras, e a imponência. Mas já estava cercado, não só pela grande, mas por mendigos drogados, flanelinhas e muito xixi (o cheiro era muito forte).

  4. BullittKowalski disse:

    Pôxa, será que os pichadores poderiam respeitar ao menos as esculturas? Eles deveriam saber que representam algo ou alguém importante para a cidade.

    Se fossem ao menos vandalizar tipo o Banco Central, Prefeitura, Câmara dos Vereadores, em forma de protesto, mas nem isso sabem fazer. Bando de ignorantes e covardes.

  5. francesco disse:

    Olá,
    Gostaria de saber onde posso encontrar fotos antigas de monumentos de São Paulo? digital ou papel, como o Monumento Amizade Sírio Libanesa neste belo artigo? Estou disposto a comprar alguns.
    existe uma loja que vende imagens antigas em SP? ou um arquivo, mas que não é ou Arquivo Público do Estado de São Paulo que agora está fechado?

    por favor contacte-me no meu e-mail o mais rápido possível: frankvontillen@gmail.com

    Obrigado, espero ter uma resposta.

  6. Cristiano disse:

    Sensacional o site…virei fã no primeiro acesso, já está nos favoritos!!! Gde Abraço!!!

  7. Katiucia disse:

    Se houvessem mais parcerias público-privadas para cuidar desses monumentos….para uma grande empresa não custa tanto assim fazer uma pequena reforma e colocar um vigilante para tomar conta.

    É triste ver como, mesmo os monumentos abandonados aqui da Europa não tem pichações ou depredação. E também não tem segurança nenhuma! Abandonados, mas belos e preservados. E muito visitados por turistas.

    Parece clichê, mas a coisa neste país só vai mudar quando aprendermos todos a votar em políticos que valorizem a educação formal antes de qualquer outra prioridade. Mas infelizmente virão aí mais uma ou duas gerações antes de consertar o erro já sacralizado.

  8. Katiucia disse:

    Ficaria até bem para a empresa ter seu nome exposto próximo ao monumento, pois dá um ar de preocupação e cuidado com a paisagem urbana. Isso já existe em algumas praças de SP e seria um ponto a mais se se estendessem aos monumentos.
    Não é obrigação de ninguém suprir a segurança de um objeto público, mas quando o Estado não funciona…uma parceria, pelo menos.

    1. FERNANDO ALMEIDA disse:

      no monumento do indio ubirajara se ve um simbolo de um time de futebol …. esse time deveria ser responsavel pela limpeza desse monumento ja que sua torcida e suja e nao conserva

      1. Luis disse:

        Não deixe a amargura clubística interferir em sua racionalidade. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. A verdade é que o brasileiro na média é porcalhão, egoísta, casuísta, irresponsável e acomodado. Além de votar mal, se preocupar em demasia com o futebol e entregar as praças e parques aos moradores de rua.

        1. Marilia disse:

          falou tudo

  9. Os jornais do nosso estado deveria cobra da prefeitura esses monumentos nas praças do centro da cidade para ser bem visivel ao publico ao turista para saber nossa historia,eu achou engraçado quando esses politico va~a uotros paises e jonlista a lindo os monumentos la fora a mi popi tudo e historia para propri brasileiro gente vamos cuida empresa adotar e deduzir no iptu seria correto.

  10. Rubens Janes disse:

    Dá pena de ver o que o brasileiro faz com o passado. Parece que para a maioria do povo brasileiro, só é bonito o que é realmente feio. Vejam que muitas obras maravilhosas estão sendo destruidas pela ignorância do nosso povo. Pena que a juventude, na maior parte só achem bonito certas coisas ridiculas e mal feitas. Falta vontade das autoridades de botar ordem nas coisas; porém como podemos perceber a população também não está nem aí para a conservação das estátuas e pinturas e na hora de dar seu voto nem siquer procura saber se o candidato é bom, honesto, capacitado e com outras qualidades. Pelos governos que elejemos já sabemos que a educação jamais será usada para educar o povo.

  11. Derany Rosa Cabello disse:

    Curto muito o trabalho de voces e sobretudo no tocante aos monumentos da minha cidade. gosto muito da escultura Ubirajara, que, infelizmente quase nenhum local lhe da a devida importancia, nem mesmo no site do Mube (museu brasileiro da escultura) tem muitas informações sobre ela. Estou fazendo um TCC no curso de artes visuais sobre a “invisibilidade” dos monumentos de São Paulo pelos cidadãos, algumas das materia publicadasd este site foram de grande ajuda, a pesquisa de voces é seria e de muita qualidade, a unica coisa que gostaria de saber sobre as esculturas vandalizadas e necessitando de reparos que constam do material aqui publicado é: quem adquiriu a obra (prefeitura? em que gestão?) e por que razão foram expostas no local que estão? Estas informações fazem a diferença para contextualizar a historia de cada monumento. Tenho encontrado dificuldades em localizar estas informações, será que voces poderiam ajudar?

    1. mara disse:

      Derany que lindo esse TCC beijos Mara

  12. Pardo disse:

    As fontes de São Paulo já não têm mais água por dois motivos: o primeiro é por causa da dengue, pois como nossas “otoridades” não têm competência para erradicar uma simples doença, então para eles sai mais fácil e conveniente tirar a água das fontes e também porque essas mesmas “otoridades” não querem que as fontes sirvam de banheira para moradores de rua (que é outro problema que eles também não resolvem)

  13. João Guimarães filho disse:

    Estamos próximo do caos…como em 64.Anarquia….abandono..desrespeito…se nossa Bandeira Nacional não e respeitada….imagine o resto.

  14. Marcela disse:

    Por que os monumentos estão localizados em parques?????

  15. Esse é o Brasil o país do descaso, olha a quantidade de obras históricas que temos na nossa cidade, e estão jogadas as traças, patrimônio público, patrimônio histórico, a nossa história está ai, e os Órgãos Públicos estão vendo tudo isso e não estão nem ai, lamentável, São Paulo é linda, e poderia ser mais bela ainda com todas essas maravilhosas esculturas restauradas, com manutenções, limpas e com vigilância, todas essas obras poderiam ser Pontos Turísticos, iria engrandecer muito a nossa cidade, mais infelizmente a realidade não é essa, uma pena, nossa história esta sendo perdida pouco a pouco.

  16. solange disse:

    È muito triste constatar que o discurso de 2012, ainda é o mesmo em 2015. Passou da hora desse nosso povo verificar que educação é tudo, pois nos trás sabedoria, respeito e desenvolvimento pessoal e social.

  17. Renato Seixas disse:

    Obrigado pela pesquisa!!

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.