Garimpando revistas antigas em um sebo, há alguns meses atrás, encontrei um exemplar do ano de 1930 da excelente Revista de Engenharia, do Centro Acadêmico Horácio Lane. A publicação é repleta de artigos e imagens interessantes e curiosas que aos poucos publicarei aqui, juntamente com outras publicações que fazem parte do acervo do site São Paulo Antiga.

No meio da revista (N.54 / Ano 15 / Dez. 1930), encontrei 6 projetos muito interessantes feitos por então alunos do Mackenzie. São nomes que na época eram de estudantes e que poucos anos depois viriam a se formar como grandes arquitetos e engenheiros.

Os seis trabalhos abaixo são todos sobre um mesmo tema “Fonte e Terraço num Parque” e foram feitos pelos então alunos Alberto Schirato, Carlos Botti, Eduardo (Kneese) de Mello, Jaguaribe Ekman, Olívia Barros do Amaral e Vicente Nigro. Quem é da área de arquitetura ou engenharia, com certeza já viu alguns destes nomes mencionados algumas vezes.

Abaixo os trabalhos (clique na foto para ampliar):

Alberto Schirato

Carlos Botti

Eduardo Kneese de Mello

Jaguaribe Ekman

Olívia Barros do Amaral

Vicente Nigro

 Observando todos os trabalhos, qual chamou mais a sua atenção ? Deixe sua opinião nos comentários.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • PEDRO PAULO PENNA TRINDADE 24/10/2012 at 17:18

    Gostei de todos eles. Mas penso que estes projetos deveriam ser para as futuras estações do Metrô em São Paulo!???!!!

    Reply
  • Paulo Rezzutti 25/10/2012 at 18:50

    Lembro do professor Kneesse na Belas Artes no final dos anos 90. Ele dava aulas, já bem idoso, no auditório da faculdade. Um mestre!

    Reply
  • Pollon, Diego. 16/02/2014 at 22:16

    O link não funciona!

    Reply
    • Douglas Nascimento 05/03/2014 at 14:45

      Oi Diego, como vai ?
      Por alguma razão o Issuu removeu o pdf, vou preparar novamente e reenviar em outro serviço mais confiável, obrigado pelo alerta.

      Reply
  • Bruno Beneciutti 11/04/2014 at 16:59

    Todos são belíssimos, mas para mim o projeto do Vicente Nigro ganharia!

    Reply
  • Leia Januzza 21/05/2014 at 20:17

    Vicente Nigro, com certeza, soube dar leveza no projeto, pois brincar com as águas não é fácil,ainda mais naquela época onde as fontes eram prioridades em qualquer projeto.
    Parabéns Vicente Nigro,esteja você aonde estiver.

    Reply
  • Cristiano Santos (@cr_sant) 24/12/2014 at 19:36

    O de Jaguaribe Ekman foi o que mais me chamou atenção. Achei bastante interessante prum parque, embora não seja arquiteto, é apenas uma opinião; me passou uma sensação de simples e completo. Bárbaro!

    Reply
  • Monica 31/05/2017 at 16:49

    Jaguaribe, com certeza

    Reply