Importante via de ligação entre os bairros da zona oeste e sul com o centro da cidade, o Túnel 9 de Julho foi inaugurado em 1938 em uma grande cerimônia que contou, inclusive, com a presença do então Presidente da República, Getúlio Vargas.

Pouco depois de sua inauguração, já no início da década de 40, ele rapidamente transformou-se em um dos mais importantes cartões postais de São Paulo, sendo visto de longe por sua beleza e imponência.

Crédito: Fotopostal Colombo / Divulgação

Entretanto, aquele que foi por mais de 7 décadas um motivo de grande orgulho de nossa cidade, vem sendo especialmente nos últimos 3 anos um dos maiores símbolos do descaso e desrespeito com a nossa memória.

Para mostrar o quanto a atual gestão municipal vem desprezando não só o monumento em si, mas os valores e símbolos paulistanos, visitamos o Túnel 9 de Julho e arredores na manhã de 14 de fevereiro.

Vista da entrada e saída dos túneis, no lado do centro da cidade (clique para ampliar)

Vista da entrada e saída dos túneis, no lado do centro da cidade (clique para ampliar)

Antes que alguns leitores desatentos pensem que se trata de alguma perseguição para com a Prefeitura do Município de São Paulo e também com o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) e da Secretaria Municipal de Cultura, é importante salientar que esta é nossa terceira visita ao local nos últimos 5 anos. Antes estivemos em 2010 e 2012 e é possivel notar que nos últimos 3 anos, especialmente, o túnel nunca esteve tão largado.

O Túnel 9 de Julho vem sofrendo constantemente atos odiosos de vandalismo, através de pichações e grafites, além de ter se transformando em ponto de venda e consumo de entorpecentes, em uma espécie de “mini cracolândia”. As duas imagens abaixo mostram bem o quanto o local se transformou de 2010 para cá, observem:

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Em 5 anos o processo de deterioração é incrivelmente grande. Notem o chafariz da foto acima, que fica na pista sentido centro-bairro. Ao fundo, a pichação tomou a parede por completo, enquanto em sua base e também em suas laterais o grafite, o famoso “vandalismo gourmet”, se faz presente.

O grafite e a pichação não estão somente ai, estão espalhados pelas paredes e por todos os lados do monumento. Vale lembrar que o Prefeito Fernando Haddad é apoiador do grafite e isto tem facilitado para que os atos de vandalismo se espalhem por toda a cidade.

É evidente que a prefeitura não autorizou emporcalharem o monumento, mas é no mínimo conivente ao não vigiar e recuperar um bem público como este.

Do outro lado da avenida, na saída bairro-centro, não há tantas pichações, mas o chafariz está repleto de água empoçada e insetos, no que parece ser um ótimo ambiente para a propagação de dengue (vejam no vídeo ao final deste artigo), além de ter suas paredes queimadas por fogo, possivelmente de alguma fogueira feita por pessoas que ali ficam durante à noite. Por fim, a antiga casa de máquinas está repleta de lixo e excrementos humanos, tornando o ar irrespirável ali dentro.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Até quando o paulistano verá seus monumentos serem vítimas do vandalismo e da pichação ? Porque será que a prefeitura é tão permissiva com o grafite e tão cruel com as obras de arte e atrações turísticas espalhadas pela cidade. É um nível de descaso que não é observado em nenhum lugar do mundo como aqui.

Todos os grafites presentes nos chafarizes, muros e paredes do Túnel 9 de Julho são identificáveis por qualquer um que entende da área. É perfeitamente possível ir atrás dos que vandalizaram o local e cobrar deles o ressarcimento dos gastos na recuperação, falta apenas interesse por parte da prefeitura.

Para finalizar, uma triste lembrança do dia que fomos tirar estas fotos: enquanto não havia nenhum guarda civil protegendo o Túnel 9 de Julho, uma viatura da GCM fazia vigia em frente aos grafites que estampam os Arcos do Jânio. Triste inversão de valores nesta que é a maior cidade do Brasil.

Abaixo o vídeo que fizemos no local. Assistam e vejam com mais detalhes o vandalismo no Túnel  9 de Julho:

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Danian Dare 19/02/2015 at 16:24

    Essa grande tragédia começou quanto construíram esse terrível viaduto por cima desse túnel, matou esse monumento. Enfeiou, obstruiu a visão.

    Reply
  • iglemaria 19/02/2015 at 16:28

    que pena, que falta de responsabilidade, qdo. menina, atravessamos o tunel para ir a casa de tios,irmaos de meu pai, iamos da zona leste, e era uma festa, nao esperava chegar aos 75 anos e ver essa judiacao com um tao lindo tunel,que eu e minhas irmas esperavamos a hora de atravessa lo, e olhavamois nossas maos que com as luzes dele ficavam amarelas, uma cor cadaverica, que pena , que saudades daquele tempo

    Reply
  • Clarice Spoladore 19/02/2015 at 16:45

    Moro na região há pouco tempo e desconhecia o chafariz e seu entorno. Nunca tinha visto de perto, até que precisei passar a pé pela passarela a caminho de um hospital ali. Vi o chafariz e foi triste observar em detalhes a condição do conjunto todo por ali.

    Reply
  • Marcelo Franco 19/02/2015 at 17:29

    Político não tá nem aí pra nada, muito menos pra chafariz, esse prefeito então, só sabe pintar a rua e extorquir os cofres públicos como todos do partido dele. Você só esqueceu de falar dos assaltos nessa região, passar a pé aí seja o horário que for é complicado. Parabéns pela matéria !

    Reply
  • Leandro Mutenroshi 19/02/2015 at 21:01

    É chato quando ideias legais de blogs/sites começam a virar só politicagem.

    Reply
    • Douglas Nascimento 20/02/2015 at 08:28

      Leandro, não é porque você discorda do que escrevemos isso é “politicagem”.
      Aqui defendemos o patrimônio histórico e toda vez que ele for atacado iremos abordar. Leia o texto inteiro e verá que já abordamos o Túnel em 2010 e 2012 quando nem era a mesma gestão municipal.
      Aqui é justamente o oposto, não se “puxa o saco” de político nenhum pois não dependemos deles para nada. Abraços

      Reply
      • SavianoMarcio 20/02/2015 at 17:58

        “Até quando o paulistano verá seus monumentos serem vítimas do vandalismo e da pichação?” Respondo, SEMPRE, brasileiro está acostumado a ver as coisas erradas e não se envolver, não se interessar, a resmungar onde não surte nenhum efeito, na internet, no sofá de casa, no boteco. Saber apenas não basta como tantos outros monumentos aqui já denunciados, qual o próximo passo? Denunciar, pressionar, exigir resposta e cronogramas de manutenção, não ficar esperando um futuro prefeito salve a cidade, ele não irá salvar nada.

        Temos nós, o POVO, temos que parar de exercer uma meia-cidadania, um “amor” eventual no dia 25/01, sermos menos volúveis e mais práticos, nós dependemos sim dos políticos e não usamos isso a favor da cidade.

        Reply
    • Margarida Storti 22/02/2015 at 15:21

      não acho politicagem ele só está mostrando um patrimonio de são Paulo que estão deixando estragar porque ninguem cuida..é mais facil fazer ciclovias do que cuidar do Tunel da 9 de Julho

      Reply
    • Wilson 23/02/2015 at 18:29

      Se voce acha ” chato a politicagem” e a destruiçao de tantos patrimonios arquiteturais de SP . Qual sao as suas ideias para um blog melhor, que tal falar de futebol e Big Brother Brasil …??? ou Talvez entao cancelar os artigos inteligentes e criticos deste blog e apenas mostrar tudo de maravilhoso que tem sido feito para a preservaçao da historia de Sao Paulo Antiga …??? Por favor nao hesite em compartilhar conosco como poderemos ser menos chatos e menos politizados e assim evitar criticar a destruiçao diaria de casaroes antigos… Qual a sua proposta?

      Reply
    • Camargo 23/02/2015 at 21:50

      Leandro, pensei a mesma coisa. Juntando este post com o dos Arcos do Bixiga (assunto que nunca vi citado neste blog anteriormente) e com a pizzaria demolida em Moema, achei melhor descurtir a fanpage e cancelar o RSS. É uma pena ver no SP Antiga posts que sugerem ser peças publicitárias, ora em prol de empreendimentos na Rua Pamplona, ora em prol da oposição à administração municipal. Sentirei falta do antigo blog, mas a credibilidade foi perdida.

      Reply
      • Douglas Nascimento 24/02/2015 at 10:30

        Camargo, permita-me discordar de você.
        Todo dia tem matéria nova no site, ou seja nenhum artigo de hoje você terá visto ontem, esse seu argumento é risível.
        Não há nada mais inoportuno de que você querer pautar o meu trabalho só porque a matéria não lhe agrada. Não trabalho pra agradar A ou B, mas para apontar os problemas da cidade em relação ao patrimônio histórico e a cultura paulista. Se PT, PSDB ou qualquer outro partido está no poder isso é um mero detalhe. Se você segue o site há tanto tempo como diz seguir já viu matérias sobre descasos no governo estadual e na gestão anterior (Kassab) quando o site começou.
        Sobre o empreendimento da rua Pamplona você se deu ao trabalho de ler ? O casarão foi preservado, sairá um centro cultural, um planetário etc e não se trata de post publicitário, se fosse estaria avisado no site.
        E ainda se fosse, seria muito bem vindo, pois o São Paulo Antiga não vive de vento. Durante 3 anos ficou um botão de doação e ninguém jamais doou.
        Sugiro para de ler Folha, Estadão etc… todos tem anúncios de empreendimentos! Abraços

        Reply
  • ernani 19/02/2015 at 21:08

    A cidade de São Paulo está muito feia. O abandono é total. Sinceramente não sei pra onde vai o dinheiro arrecadado.
    Esses moradores de ruas, se acham no direito de dormirem, defecarem, urinarem em qualquer lugar. Se tivéssemos, leis severas não acontecia isto.
    A praça da Sé e adjacências também viraram um albergue céu aberto. Tem mendigos que dormem e urinam no pedestal da estátua de José de Anchieta.
    É uma pena o túnel 9 de julho estar tão danificado.
    Em breve irão destruir completamente esta cidade.

    Reply
    • Cris 04/03/2015 at 02:13

      Esse prefeito atual é péssimo. Graças a Deus nao moro no Brasil, mas todo ano quando venho ver minha família fico em SP, minha cidade. NUNCA em 37 anos de vida havia visto SP tão suja e podre, cheia de mendigos com barracas nas praças, detalhe que uma das praças fica em frente à câmara municipal. Fui à Sé hoje, que depressão! Uma favela a céu aberto, os mendigos com colchão, barracas, moveis, cachorros, cheiro de merda e mijo. Sao Paulo ta o próprio apocalipse.

      Reply
  • Margarida Storti 19/02/2015 at 21:12

    que pena de ver ele assim dá muita tristeza lembro quando era criança que morava na Martinho Prado passeava com os meus parentes por ai desfile de 7 de setembro e corrida de bicicleta

    Reply
  • ernani 19/02/2015 at 21:17

    Uma coisa que esqueci de comentar.
    Depois que fizeram esse viaduto atravessando o túnel, o local ficou feio, deteriorado e perdeu a originalidade.Deveriam tirar aquilo pois enfeia a entrada do túnel.
    A mesma coisa, aconteceu com a praça Marechal Deodoro com aquela coisa horrenda chamada de “Minhocão”, que já passou da hora de ser demolido.

    Reply
  • Dare Dan 19/02/2015 at 21:44

    Esse prefeito deixou toda a parte histórica da cidade um lixo que nem ele. Deviam pixá-lo pra completar o serviço

    Reply
    • Cris 04/03/2015 at 02:17

      Concordo.
      Esse prefeito é péssimo. Sao Paulo virou um deposito de lixo gigante.

      Reply
  • Gilberto Prado Bodas 19/02/2015 at 22:49

    Nota zero para esses políticos, que deveriam cuidar do nosso patrimônio, e não o fazem !!!!!

    Reply
    • SavianoMarcio 20/02/2015 at 18:01

      Por que deveriam se não são pressionados para fazer isso??
      Nem eu, nem você, ninguém faria dependendo de boa vontade.

      Reply
  • Nilton D’Addio 19/02/2015 at 23:57

    É lamentável que tudo isso esteja acontecendo, por todos os cantos da cidade.

    Estamos à beira do caos.

    Reply
  • Fabrício Schibuola 20/02/2015 at 08:56

    Parabéns, Douglas! Espero que o seu empenho traga algum resultado. É realmente revoltante tudo o que é relacionado ao poder neste país (não é, nem de longe, exclusividade da cidade de São Paulo). Percebi a total imparcialidade política também. Siga em frente e obrigado pelo conteúdo!

    Reply
  • João Guimarães filho 20/02/2015 at 12:32

    Isso e culpa de todos…quiseram a “” liberdade de expressão “”…quiseram o PT…tiveram e teimaram. “” Liberdade””…tai o resultado.

    Reply
  • Luiz Henrique 20/02/2015 at 15:47

    Tenho a sensação de que no Brasil,o crime compensa.Esses vândalos emporcalham a cidade inteira,pois têm a certeza da impunidade.À rigor,não vai acontecer nada com eles.E muitos da imprensa cobram uma ação da polícia,sendo que não é simplesmente um caso para a mesma: precisamos de lei,ou que se cumpram as que existem(se é que existem).
    Vandalismo deveria ser crime,mas num país cuja capital é Brasília…

    Reply
  • Michael Cerqueira 20/02/2015 at 17:20

    É realmente lamentável o estado do túnel e acho importante o trabalho do blog em denunciar o descaso, mas chamar grafite de ‘vandalismo gourmet’ doeu bastante.

    Reply
    • Douglas Nascimento 20/02/2015 at 18:07

      Grafite é arte nos muros, quando intervém em um monumento público eu considero vandalismo.
      Não sou contra o grafite, pelo contrário. Mas abomino o que fizeram nos Arcos do Jânio e principalmente nesta cuba do chafariz.
      Tem lugar pra cagar, tem lugar pra dormir e também tem lugar pra grafitar. Com ordem todos podem viver em sociedade.

      Reply
      • Wilson 23/02/2015 at 18:36

        Concordo plenamente com a sua resposta. Adoro Street Art mas nao grafite em lugares historicos e particulares. Arte = Liberdade=Respeito, e devemos respeitar a arte antigas e atuais de todas as geraçoes. ha espaço e lugar para todo tipo de arte. 🙂

        Reply
  • Emerson de Faria 20/02/2015 at 19:13

    Uma curiosidade sobre o Túnel 9 de Julho é que ele faz parte dos vários esqueletos de linhas de metrô projetadas em décadas passadas e jamais levadas adiante. Era para correr dentro dele o metrô projetado pela Light em 1927. Outro esqueleto muito conhecido e bastante utilizado, embora poucas pessoas saibam disso, é o Viaduto do Chá, por onde deveria correr a primeira linha de metrô projetada para a cidade, em 1888, pelo engenheiro Alberto Kuhlmann.

    Reply
  • Leandro Vilela 20/02/2015 at 22:18

    No Brasil tem cada coisa, e não é de hoje! Não é curioso Getúlio Vargas ter vindo pra inauguração do túnel 9 de Julho!? Pra quem não entendeu, pesquise sobre a Revolução de 32…

    Reply
  • João Guimarães filho 20/02/2015 at 23:08

    Sim…com ordem…porem a tempo isso não existe.

    Reply
  • Emerson de Faria 21/02/2015 at 16:02

    Uma curiosidade sobre o Túnel 9 de Julho é que ele não foi construído para passar automóveis e sim o metrô da Light, projetado em 1927. Trata-se na verdade de mais um esqueleto de diversas linhas de metrô projetadas no passado e jamais construídas, e há aos montes deles espalhados sobretudo no centro da cidade, como as estações construídas nos vãos dos Viadutos Pedroso,9 de Julho, Dona Paulina, o canteiro central da 23 de Maio e o maior ícone viário do centro, o Viaduto do Chá, projetado para nele circular a primeira linha de metrô da cidade de São Paulo, em 1888.

    Reply
  • Silvia Calçada 21/02/2015 at 23:04

    A destruição dos símbolos da independência paulista, em relação aos demais estados, é prerrogativa do PT. E o prefeito é mais ativo dos militantes.

    Reply
  • Alexandre Fontana 23/02/2015 at 13:33

    Enquanto a base da GCM protege os grafites nos Arcos do Jánio, o Monumento a Imigração Japonesa, da Tomie Ohtake, que fica atrás do Centro Cultura São Paulo, tb. está todo pichado.

    Reply
  • Edda 25/02/2015 at 19:54

    Douglas, lendo e vendo os seus posts hoje, fiquei extremamente triste. pois há tempos passo pelo túnel , hoje não dirijo mais e fico pelo meu bairro, onde ando a pé. Mas tenho idade para lembrar de como eram belos os chafarizes jorrando água e eu acho que havia uma escultura grande no lado da saída para o centro. será que me engano?
    Parabéns e obrigada por todo o seu empenho,

    Reply
  • Edda 25/02/2015 at 19:55

    Quis dizer : NÃO passo pelo túnel

    Reply
  • danielpardo2015 08/03/2015 at 21:10

    Não sei se posso citar links fora daqui do site, mas gostaria muito de deixar aqui o vídeo abaixo que achei no You Tube há um tempo atrás e que esclarece que a parada não é nem culpa do PT, nem do PSDB e nem de nenhum partido, mas sim que o negócio é SISTÊMICO, ou seja, TODOS os partidos agem da mesma maneira e esse vídeo expressa bem isso. Assistam e vocês entenderão…

    https://www.youtube.com/watch?v=BjjgWsfb4GM

    Reply
  • Lya Alencar 21/03/2015 at 00:14

    Toda e qualquer medida para cuidar dessas reliquias da cidade, vai levar meses e olhe la…
    Que tal fazerem um mutirao de limpeza, onde ongs ou mesmo os Paulistanos possam se reunir e munidos de todas as ” armas” necessarias limpem os monumentos da Cidade ( leia-se sabao, vassouras, escovas, luvas, etc).
    A prefeitura entra com o material de limpeza e os voluntarios se apresentam em dia e hora marcados anteriormente..
    Pode ser uma boa ideia.
    Fica ai a ideia!

    Reply
  • maisgraphicaLuciano 22/05/2015 at 21:04

    Boa Noite
    Douglas
    Estou testando um novo produto para tirar tintas em pedras, a ideia final é limpeza de monumentos e fachadas.
    Se quiser e se conseguir uma autorização podemos testa-lo, e depois passar um verniz anti pichação que resolveria o problema definitivamente.
    Aguardo contato.

    Reply
  • Adriano Tomino 14/06/2015 at 11:40

    Bom dia !

    Saiu hoje matéria sobre a revitalização da área, a promessa de manter o espaço público e acessível à todos parece muito interessante:

    http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2015/06/1641219-mirante-do-tunel-9-de-julho-e-revitalizado-e-tera-espaco-cultural.shtml

    Reply
  • Wagner Criste 14/07/2015 at 15:20

    Douglas, sou morador da Zona Sul, precisamente no bairro da Colônia, berço da imigração alemã na cidade de São Paulo onde trabaho com resgate dos costumes e do patrimônio histórico. Aqui temos algumas edificações centenárias tais como o cemitério de Colônia ainda muito bem cuidado pela ACP (Assoc. Cemitérios dos Prostestantes) a Igreja de Santo Expedito no bairro da Colônia, muito bem cuidade. Já igreja de Santa Cruz em Parelheiros se encontra em completo abandono, pedimos socorro para uma matéria! Sobre o que acontece na cidade digo que estamos vivendo um câncer desta gestão, puro descaso com o patrimônio histórico, pessoas sem o mínimo de sensibilidade com a história de nossa cidade. Grande abraço!!! Admiro muito seu trabalho!!!

    Reply
  • Fabio 28/07/2015 at 13:49

    Começou a ser restaurado: http://spressosp.com.br/2015/07/09/mirante-9-de-julho-passa-por-revitalizacao/

    Reply
    • Daniel Pardo 23/04/2017 at 20:32

      O João Dória mandou reformar, mas os pichadores não dão trégua, ai precisamos saber se a prefeitura vai ficar pintando toda hora o túnel??

      Reply
%d blogueiros gostam disto: