A cidade de São Paulo sofre constantes transformações desde que foi fundada. Estas transformações foram modificando os mais diversos pontos da cidade de São Paulo, fazendo com que locais outrora pacatos, agora sejam barulhentos. Locais que eram limpos, hoje tornarem-se sujos, poluídos, como hoje é o próprio rio Tietê e por ai vai.

A proposta do site São Paulo Abandonada & Antiga é , principalmente, resgatar através de fotografias a história e a memória da cidade de São Paulo. Muitas vezes, locais que fotografamos em uma semana, na outra já foi modificado, seja por uma pintura, por um portão que é trocado, ou ainda por vandalismo, demolições ou desabamentos.

Sem este registro documental corremos o risco de ver a megalópole paulistana crescer sem que sua memória seja eternizada. E é para eternizar este momento que todo final de semana o São Paulo Abandonada sai às ruas fotografando os mais diversos pontos da cidade e entrevista pessoas.

Assim, teremos sempre a memória paulistana acessível a todos.

Para exemplificar a importância de se registrar imagens vejam as fotos abaixo (clique para ampliar):

1927 & 2009

Trata-se do encontro da avenida Amador Bueno da Veiga, com o início da avenida São Miguel, na Penha. A foto antiga é de 1927 e a nova de outubro de 2009, a mesma esquina, a mesma casa 82 anos depois, fotografada por Douglas Nascimento.

É possível notar que muita coisa mudou, o bairro cresceu, a via foi asfaltada, surgiu a poluição visual, os carros mudaram e o cotidiano das pessoas também. Se esta imagem de 1927 – cuja imagem mostra uma pessoa ao lado de um calhambeque –  não tivesse sido tirada, hoje não teríamos referências visuais de como foi aquela região da cidade.

Divulgue seu acervo fotográfico:

Além de fotografar, é preciso divulgar! Uma foto guardada numa gaveta é uma memória esquecida. Abra sua gaveta, ou seu armário, e pegue aquela caixa de sapato antiga cheia de fotografias, olhe-as, chame as pessoas mais velhas da sua família e peça para eles contarem o que são aquelas cenas imortalizadas no papel. Nossos avós, tios e pais irão gostar de lembrar dos momentos saudosos de sua vida, vai ajudar a memória e de quebra você irá conhecer ainda mais a sua própria história, a sua origem.

Minhas fotos estragaram, o que fazer ?

Se suas fotos estiverem rasgadas, atacadas por traças ou manchadas não se desespere! É possível recuperá-las com o trabalho de profissionais.

Antiga imagem que se encontra em processo de restauro

Este documento acima é um título de eleitor da década de 40, e está sendo restaurado por Francisco Folco do Memorial Penha de França. A foto da Penha no início deste texto também foi restaurada por ele.

O Memorial realiza o trabalho de restauração de fotografias. Se a imagem for de cunho histórico ou representativa para a história do bairro ou mesmo da cidade ela poderá até ser restaurada gratuitamente em troca de doação de uma cópia para o acervo. As cópias restauradas são entregues a família juntamente com os originais e a foto poderá, eventualmente, ficar exposta no próprio museu  permitindo assim, que centenas de visitantes possam conhecer ainda mais a história da cidade, do bairro, através de fotografias que estão sendo exibidas ao invés de ficarem mofando em um armário.

Caso a imagem seja de cunho familiar e não de interesse da comunidade, Folco faz orçamento específico para o trabalho de restauro. No local é possível ver exemplos do trabalho que ele faz como poucos.

Para contatar Francisco Folco e orçar um restauro ligue para:  (11) 2092-2319 ou envie email para: bondepenha@terra.com.br

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Niderce Teresa 01/12/2009 at 15:35

    Parabéns a todos que estão se empenhando nesse trabalho magnífico de restauração das memórias da nossa São Paulo antiga.
    Vou buscar fotos antigas para também participar. Niderce Teresa

    Reply
  • tatiane 26/03/2010 at 10:57

    Parabéns pelo site

    Reply
  • Fabio 05/12/2015 at 22:32

    Moro no começo da av. São miguel me lembro quando era só uma pista parabéns pelo seu trabalho

    Reply
%d blogueiros gostam disto: