Quando lancei o São Paulo Antiga em janeiro de 2009, imaginei-o como uma espécie de hobby para as horas vagas. Eu trabalhava como fotógrafo em tinha meu próprio estúdio há alguns anos na Rua Amaral Gurgel e pensava em uma atividade diferente para preencher meu tempo livre.

Pouco mais de seis meses depois o projeto já tinha algumas centenas de leitores e com estes muitas sugestões de locais para fotografar, dúvidas sobre a história da cidade etc.  O trabalho continuou a crescer e já em 2010 transformou em meu trabalho, o que acontece até os dias hoje.

O reconhecimento veio dos mais variados órgãos de comunicação, autoridades e instituições. Era a certeza de que algo de muito bom estava sendo realizado em prol da memória paulistana e de nossa história.

 

Aos poucos fomos ampliando a catalogação, hoje já ultrapassando mais de 1200 construções antigas pela capital paulista e outras 46 cidades do estado. Ao mesmo tempo incluímos a catalogação de monumentos, nomenclatura de ruas, comparativos de passado e presente, e muitas outras atividades, transformando o pequeno blog de 2009 em um verdadeiro portal dedicado a memória e ao patrimônio.

A forte presença também se faz nas redes sociais, com milhares de seguidores em Facebook, Instagram, Twitter e Tumblr. Tamanho público fez com que eu investisse quase tudo que ganhei no decorrer de quase uma década em acervo.

Assim, com compras e doações, o São Paulo Antiga montou um rico acervo com centenas de livros dedicados a história de São Paulo – muitos deles raros e esgotados – milhares de fotografias digitais de construções antigas de São Paulo, mapas, documentos raros e exclusivos, acervo criminal paulista, objetos diversos além de mais 8.000 slides e negativos.

Tamanho acervo faz com que seja mais que urgente que seja criado um espaço para acondicionar todo este acervo de maneira apropriada, além de permitir que todo este material esteja disponível ao público para pesquisa, utilização e consulta.

Assim surge a necessidade de UMA SEDE PARA O SÃO PAULO ANTIGA:

A futura sede do São Paulo (centro) na Rua Cachoeira – Brás

O local escolhido foi um imóvel que pertence à minha família há três gerações. Adquirido pelo meu avô Antônio Maria das Dores na década de 1940, a propriedade era inicialmente uma pequena casa nos fundos do terreno, que abrigava meu avô, minha avó e quatro filhos, entre eles a minha mãe.

O imóvel seria completamente transformado em 1952, momento em que meu avô contratou um engenheiro que projetou um sobrado estreito e comprido, de acordo com as condições do lote, onde o térreo seria um estabelecimento comercial e o piso superior a residência da família.

A configuração inicial permaneceria assim até o início da década de 1970, quando o salão do térreo foi adaptado e transformou-se em uma residência, estando assim até os dias atuais.

Meu avô Antônio viria a falecer em 1988 e minha avó em 2012. Desde então o imóvel está comigo, mas os últimos anos castigaram bastante o imóvel, acelerando a necessidade de reforma.

Abaixo algumas imagens de como está precária a situação:

A obra prevê a restauração da fachada original de 1952 e uma completa reformulação do interior do imóvel, visando adaptá-lo para acomodar o São Paulo Antiga. Na sede teremos escritório, biblioteca, estúdio, área de convivência, sala de aula e palestras, reserva técnica e uma moderna cozinha laboratório onde serão estudada a fundo a culinária paulista, a partir do rico acervo que temos a respeito em livro.

COMO VOCÊ PODE COLABORAR:

Apesar de termos o imóvel, precisaremos de muito capital para tornar esse sonho realidade. O projeto de engenharia e arquitetura está sendo oferecido por uma importante universidade paulista (em breve divulgarei), mas ainda teremos que arcar com os gastos de mão de obra especializada, material de construção em geral, mobiliário e equipamentos.

Para isso pedimos a você que colabore com qualquer valor a partir de nossa campanha de crowdfunding na plataforma Kickante. O objetivo é arrecadar pelo menos R$120.000,00 para que o São Paulo Antiga tenha à disposição do público uma sede maravilhosa.

Então acesse o Kickante e faça uma doação! Você irá participar de um projeto que vai apoiar ainda mais a história de São Paulo! Não esqueça também de divulgar para seus amigos, conhecidos e familiares.

Qualquer doação a partir de R$10,00 é aceita! 

CURIOSIDADE:

Detalhe da planta que foi encontrada preservada

As plantas originais da casa, dadas como perdidas há décadas, foram encontradas no sótão da casa o que permitirá que seja possível reconstruir a fachada original tal qual ela era em 1952. Posteriormente a planta será emoldurada e disposta em uma área da nova sede.

O imóvel será batizado de Edifício Antônio & Elvira, uma maneira de homenagear esse casal de imigrantes portugueses, meus avós, que farão do sonho uma realidade.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Luiz Henrique 20/09/2018 at 10:35

    Ótima idéia! Que o projeto vingue! Estamos juntos! Ou, como diz o povo por aí…”TAMO JUNTO!”

    Reply
  • Luiz Henrique 20/09/2018 at 14:18

    Olá, boa tarde!
    Nossa, que casa legal, hein? Ela devidamente restaurada, vai ficar show! Boa iniciativa, para juntar o útil( o restauro do imóvel antigo), ao agradável( o São Paulo Antiga em si). Torço para que dê tudo certo! “TAMO JUNTO!” .

    Reply
  • Elizete Torres 20/09/2018 at 21:49

    Douglas, veja a possibilidade de disponibilizar também uma conta poupança em Banco, pois não são todos que optam por doação via on line….

    Reply
  • Thiago F. 27/09/2018 at 15:18

    Olá! Vou divulgar e, como estou escrevendo aqui pela primeira vez, PARABÉNS por esse trabalho espetacular que você vem fazendo. Como admirador da nossa história, bem como da preservação dela, espero que a sede tenha todo sucesso. Seria muito legal ver em um futuro próximo a sede do São Paulo Antiga e o Museu da História de São Paulo na Casa das Retortas em pleno funcionamento!

    Reply
  • maria celia ribeiro Sapucahy 04/10/2018 at 01:11

    Olá Douglas, vamos conversar? a partir de segunda feira me ligue. Meu telefone é 12 981134276. Quero saber a quem pode interessar fotos antigas. Não são de imóveis.

    Reply
    • Douglas Nascimento 04/10/2018 at 11:01

      Ligo segunda depois do almoço!

      Reply
%d blogueiros gostam disto: