Artigos

A história do Viaduto Boa Vista

Comments (16)
  1. Muito bom o relato, Douglas.

  2. As suas fotos dos detalhes são sensacionais!

    1. Reinaldo Paschinelli disse:

      Realmente muito bonito, depois vieram os militares, viadutos feios, sem falar que a população quadriplicou e tudo virou o que ja sabemos do Centro, sujo, mascarando essas pérolas !!!!

  3. Alan disse:

    Excpecional!!!! Sabe em que ano a ladeira (e todo o Centro) passaram a ser calçadão?

  4. Alan disse:

    Muito bem lembrado!!! Sabe em que ano a Ladeira (e todo o Centro) passaram a ser calçadão?

    1. gabriel disse:

      O projeto de pedestrianização do centro é dos anos 1970 e foi conduzido pelo prefeito Olavo Setúbal, que se inspirara em projetos urbanos contemporâneos que estavam na moda na Europa.

      Curiosamente, o banqueiro, em seus últimos anos de vida, demonstrando certo preconceito de classe, considerou a operação inadequada à cidade, pois ela teria possibilitado a “popularização” da paisagem central. Ele chegou a dizer que o calçadão paulistano seria um “mercado persa” (ou seja: ele considera ruim justamente o que torna o calçadão fantástico, a presença do povo).

  5. Humberto "Jaspion" disse:

    Quando passo aí, sempre paro aí só pra observar as vigas,que aliás, são lindíssimas.

  6. Wagner J. Coelho disse:

    Pessoal , o centro passou a ter calçadões no governo do prefeito Olavo Setúbal entre 1975-76. Na minha opinião foi a criação dos calçadões e do mini anel viário que deram o golpe derradeiro na decadência do centro….

  7. Luiz Roberto Kamide disse:

    Olá, o engenheiro B. Gaucherry pode ter calculado e projetado a estrutura do viaduto, mas o projeto arquitetônico art déco é de autoria do arquiteto Oswaldo Arthur Bratke (1907-1997). Em 1930, a Prefeitura de São Paulo realizou um concurso para caracterizar esse viaduto. Oswaldo Bratke, então estudante do Mackenzie, apresentou um trabalho e teve seu projeto escolhido. Esse foi o primeiro trabalho profissional do arquiteto, que acabou sendo contratato pela Companhia Mecânica e Importadora (que construiu o viaduto). Referência (texto e fotos): Segawa, Hugo e Dourado, Guilherme Mazza. Oswaldo Arthur Bratke. São Paulo: ProEditores, 1997. pp. 57-60.

  8. Luiz Carlos Hummel Manzione disse:

    O belíssimo gradil do viaduto ,que segundo Luiz Roberto Kamide é obra do arquiteto Oswaldo Bratke se encontra em adiantado estado de enferrujamento. Há poucos meses o fotografei e enviei ao Sr. Bucheroni
    atual encarregado da SubPrefeitura da Sé pedindo providencias urgentes e restauração. Não fui até hoje honrado com uma resposta do distinto senhor.

  9. gabriel disse:

    O projeto do viaduto é de autoria de Oswaldo Bratke.

  10. Gente, mas como era a Boa Vista antes do viaduto?

  11. As fundações desse viaduto foram inteiramente refeitas em 73, devido à passagem sob ele dos dois túneis do metrô que ligam as Estações Sé e São Bento. Como o projeto original havia se perdido, os engenheiros foram escavando o solo e reforçando as colunas que encontravam. Depois construiu-se o novo sistema de sustentação, cuja parte visível são esses paredões de concreto em ambas as laterais da General Carneiro.

  12. Helio disse:

    Continua linda se você perceber lembra uma Europa comparando as fotos de 1938 e 2012

  13. O Viaduto não precisou ser uma bela obra arquitetônica só porque estava perto das “autoridades”, mas sim também porque era de praxe na época tudo ser feito no capricho, com começo, meio e fim.

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga