Santo Amaro é um bairro grande e com muitos contrastes. É possível encontrar desde casas simples, bem humildes, até mansões, condomínios fechados e centros empresariais amplos, modernos e muito valorizados comercialmente.

Mas, como toda área de contrastes, ainda é possível encontrar imóveis esquecidos ou em situação de abandono, como este:

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Localizado no número 1475 da Avenida Adolfo Pinheiro, este é apenas mais um dos vários imóveis em mau estado de conservação que são encontrados nesta importante via da zona sul da cidade. Entretanto, apesar do estado em que se encontra, o imóvel ainda é recuperável.

Neste trecho há muitas obras, algumas de construtoras, outras da expansão do metrô, que estão transformando a região bem rapidamente. Então, pode ser que num futuro próximo, ao invés de ser reformada, esta casa desapareça. À esquerda deste sobrado outro imóvel, amarelo, já está completamente emparedado e lacrado.

Do lado direito já não existe mais residências

Será que este imóvel sobreviverá ? Seus vizinhos da direita já foram todos demolidos e hoje seus terrenos viraram um estacionamento, que atende principalmente ao Hospital São Leopoldo, localizado um pouco à direita. Estamos acompanhando.

Veja mais fotos deste sobrado (clique na foto para ampliar):

Sobre o autor

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, é presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comentarios

  • Mariana Araujo 28/10/2015 at 09:35

    Dois anos depois da publicação, o sobrado permanece no mesmo estado de abandono…que pena…

    Reply
  • Guilherme Santana 13/06/2017 at 22:32

    Hoje em dia encontra-se com placa de vende-se, e o Hospital também está abandonado…

    Reply
%d blogueiros gostam disto: