Casa Demolida – Avenida Imirim, 1120

Nas minhas jornadas fotográficas pelos bairros paulistanos, que faço há cerca de 8 anos, mesmo antes do site existir, confesso que perdi a conta do número de imóveis que já fotografei. Mesmo sendo bastante organizado e tendo tudo bem catalogado, vez por outra me deparo com algum imóvel perdido nos meus arquivos. Foi o que aconteceu com esta simpática e pequena casa antiga:

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Ao passar novamente pela avenida Imirim, me deparei que esta casa havia sido demolida e em seu lugar um pequeno edifício estava sendo erguido. Eu tinha certeza de que havia fotografado, então fui atrás da imagem que eu não encontrava. Felizmente, depois de muita pesquisa achei uma das fotografias, tirada em 2011.

A velha residência era uma das mais antigas a sobreviver na avenida Imirim e chamava atenção pelo seus traços simples. Não existe mais, uma pena.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

17 respostas

  1. A geração de agora, e mesmo de alguns próximos anos passados, não da valor de nada antigo.
    Estão pensando somente em celular, carro, computador, luxo, dinheiro.
    Com isso a cidade está se tornando cada vez pior. Quero ver o dia que houver somente prédios?…
    Sim. Porque as autoridades deixaram há muito tempo de criar parques, praças e áreas verdes. Os que tem estão aí e alguns muito mal cuidados.
    Quando a maioria dos terrenos eram ocupados por casas e sobrados, sempre restava um quintal e um jardim.
    Hoje no lugar do jardim e quintal está o carro.
    Ou então varias casas são demolidas para dar lugar a um prédio.

  2. Que pena! Bem próximo na av. Imirim há, ou havia, uma casa muito antiga e simples, parecida com essa, em um grande terreno vazio, preciso passar lá e checar se ela ainda está de pé. A chance é pequena. Exatamente ontem reparei em uma casa ma-ra-vi-lho-sa na rua dr. Zuquim, altura no nº 400, lado esquerdo, acho que vocês já registraram aqui… Ela miraculosamente sobrevive, sendo que o imóvel ao lado está sendo demolido… Talvez ela seja tombada, dada sua graciosidade… Bem, aproveito para dar BOAS FESTAS à equipe deste belíssimo site.

      1. Legal Douglas, bom saber que ela está lá, tente fazer um registro. Dei uma busca por Zuquim e não localizei essa casa da altura do nº 400. Mas você deve conhecer…

  3. Os meus primos e tios moravam nesta casa, mas precisaram vendê-la. Eram três casas na verdade. Uma em cima, outra embaixo e mais uma no fundo. Tudo em família. O terreno era muito grande. Foi um lugar muito importante para todos eles.

  4. Sempre reparei nessa casa, na época em q morava na casa verde e sempre passava pelo imirim. Q triste, as lembranças sendo destruídas….triste mesmo

  5. A impressão que tenho é que estou vivendo em um momento errado da história. Sou fascinada por construções antigas, ruas de paralelepípedo, jardins e quintais extensos, batepapo com vizinhos…coisas raríssimas de se ver hoje em dia. São Paulo, assim como outras cidades do Brasil, sofre com a destruição de sua história arquitetônica…triste de se ver..

  6. Olá Douglas, vasculhando na internet, achei este post de 2014 e resolvi deixar meu registro agora em meados de 2017, apenas por mera coincidência.
    Conheço o bairro do Imirim há 14 anos e observei bastante coisa mudar por aqui, como consequência do progresso, muitas casas como essa foram demolidas para dar lugar a um estabelecimento comercial, pois a avenida Imirim é comercialmente desenvolvida para a região, atende muito a necessidade dos moradores, por conta dos bancos, mercados, lojas de serviços, correios, escolas, etc…
    Ao meu ver, essas mudanças concedem um ganho por suprir e viabilizar a vida das pessoas, por outro lado é uma triste perda histórica, pois o que existiu um dia, sempre remete a nós boas lembranças.
    Hoje, essa casa deu espaço para um prédio ser construído, atualmente neste prédio se estabelece uma empresa distribuidora de equipamentos de costura e bordado, que foi constituída por pessoas do bem, que sempre estão ajudando os seu próximos e que passaram por muitos percalços ao longo da vida, sei disso pois “coincidentemente” trabalho com eles há 14 anos, que é exatamente o tempo que conheço esse bairro. Minha interpretação é, que mesmo que eu não concorde com a demolição dessa como de outras casas antigas, essa em específico, sublimemente deu um lugar para outras pessoas fazerem sua história.

  7. Havia outra casa semelhante (mesmo estilo) ao lado dela, que era da década de 1880. Ao final funcionou uma pizzaria (Irmãos Fratelli), quando tinha 95anos. Durou bem mais de 100 anos, mas foi demolida. Ficava ao lado da Padaria Bela São Paulo (esta na esquina da Avenida Imirim com a Rua Porto Velho).

  8. eu morei aí perto, acho que essa casa ficava ao lado do meu dentista…minha infância…a gente ia no dentista e quando tinha que extrair o dente, ou fazer obturação..ai, ai….depois que ele extraia ou passava o temido ‘motor’ ficava aquele buraco grande … ele colocava um algodão com éter, e a gente ia embora pra casa pra voltar na consulta da semana seguinte…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *