Souvenires Paulistanos 1 – O Chaveiro de Fotografias

O ano de 1954, quando celebrou-se o IV Centenário da Cidade de São Paulo, foi muito propício para a popularização de lindos souvenires paulistanos que hoje são raros e bastante disputados por colecionadores. São pequenos álbuns de postais, canetas, pratos de parede, chaveiros e muitos outros objetos  interessantes.

Um dos meus hobbies mais divertidos é sair em busca destes antigos souvenires paulistanos para aumentar a minha coleção. E nestas minhas buscas já encontrei os mais variados tipos de brindes de São Paulo, alguns deles por aqui mesmo em feiras de antiguidades, outros pelo Mercado Livre e até através do eBay.

A partir de hoje, até o dia do aniversário da Cidade de São Paulo (e deste site, que irá completar 4 anos!) irei mostrar alguns dos souvenires que tenho da Cidade de São Paulo.

O Chaveiro de Fotografias (1954)

Clique na foto para ampliar.
Clique na foto para ampliar.

Adquirido de um vendedor de antiguidades gaúcho pelo site Mercado Livre há alguns anos atrás, este curioso chaveiro é um dos meus mais queridos souvenires paulistanos. Do tamanho pouco maior que uma moeda de 1 Real o chaveiro abre-se e revela 15 belas fotografias colorizadas da Cidade de São Paulo, com pontos turísticos conhecidos da capital paulista como o Estádio do Pacaembu, Avenida 9 de Julho, Museu do Ipiranga entre outros. No verso de cada imagem há uma breve explicação do local.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Trata-se de um presente muito bacana para o turista levar como souvenir de viagem, ou mesmo para um paulistano que ama a cidade carregar consigo no bolso. Sempre que precisar de suas chaves, a lembrança de São Paulo estará muito próxima.

O chaveiro é quase do mesmo tamanho de uma moeda de R$1
O chaveiro é quase do mesmo tamanho de uma moeda de R$1

Você tem algum souvenir antigo ou curioso de São Paulo ? Deixe um comentário! Daqui alguns dias eu volto com mais um objeto de coleção diferente para mostrar.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

6 respostas

  1. Achei muito interessante esse chaveiro! Fiquei curioso para ver o lado das fotografias com mais detalhe.

  2. Se fosse feito um negócio desse hoje ia ter a “cracolândia”, o buraco do metrô de Pinheiros, o edifício Julia Cristianini (conhecido como “Edifício Saraievo”) entre outras coisas “célebres” da “nossa” cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *