Está em exposição no Espaço Cultural BM&F BOVESPA a mostra “Música, Matemática e Dinheiro”, que apresenta a Coleção Nomus Brasiliana, um acervo organizado ao longo dos últimos 30 anos pelo escritor e numismata Noenio Spinola.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

A Nomus Brasiliana reúne moedas coletadas no Brasil, Inglaterra, Rússia, EUA e em outros países onde Spinola viveu e trabalhou. Entre as peças da coleção estão lídios de 2.600 anos (originários da região que criou o sistema monetário), dracmas do Império Grego, denários romanos, nomismas do Império Bizantino, maravedis (primeira moeda de ouro a ser cunhada em Portugal), antiquíssimas enxadas chinesas, macuquinas e cobs (usadas na América Latina colonial) e cédulas.

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Com a curadoria de Claudio Marcos Angelini, a exposição apresenta os temas abordados em dois livros de Spinola: Dinheiro, Deuses & Poder, que aborda a evolução do pensamento econômico e o surgimento do sistema monetário, e Música, Matemática & Dinheiro, com publicação prevista para o ano que vem, que estimula o aprendizado da matemática através da música e da história dos meios de pagamento.

Entre as raridades nacionais, damos destaque a moeda paulista, cunhada para uso durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Uma das mais belas moedas presente na exposição, possui em seu anverso o desenho de cinco anéis com um poema escrito em letra de tamanho minúsculo que é praticamente ilegível a olho nu, mas que pode ser lida totalmente com o uso de uma lupa (foto abaixo).

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Não deixe de conferir esta interessante exposição.

SERVIÇO:
Música, Matemática & Dinheiro na BM&FBOVESPA
Data: 04/12/2015 a 11/03/2016
Horário: 9h às 18h
Local: Espaço Cultural BM&FBOVESPA (Praça Antônio Prado, 48 – Centro. São Paulo-SP)
Entrada gratuita

Sobre o autor

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, é presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comentarios

%d blogueiros gostam disto: