A Vila Madalena, um dos bairros mais badalados da capital paulista, é repleta de bares, restaurantes, baladas e – claro – muitos prédios. Mesmo assim, a região ainda possui uma variedade bastante considerável de casas antigas, a maioria delas em ótimo estado de conservação, como esta:

clique na foto para ampliar

De várias que vimos pelo bairro, esta localizada no número 1371 da Rua Fradique Coutinho foi uma das que mais nos chamou a atenção. Além de estar em excelente estado de conservação, possui uma arquitetura bastante interessante com sua fachada feita toda de tijolos aparentes.

Os mesmo tijolos são encontrados no muro da residência, que é a área onde houve a única alteração notável com a troca das grades originais por outras bem mais altas, frutos de uma cidade cada vez menos segura.

clique na foto para ampliar

E na fachada do imóvel estão duas coisas que observamos e que são interessantes e curiosas. Primeiro a peculiaridade da janela do que provavelmente é um dos quartos da casa, note que na verdade são duas janelas, onde foi feito um trabalho muito interessante nas venezianas.

O outro item é o símbolo sobre as janelas que são três triângulos pintados de branco. Estes triângulos são o símbolo de uma construtora antiga e são encontrados em várias residências paulistanas espalhadas pela cidade, especialmente nos bairros da região oeste e sul. Infelizmente ainda não conseguimos identificar qual construtora seria essa.

Uma verdadeira preciosidade da Vila Madalena, que merece e precisa ser preservada para sempre.

Veja mais fotos (clique na miniatura para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, é presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Mário Sérgio Paschoal 13/03/2020 at 14:31

    Belíssimo mesmo!

    Reply
  • Neuza Paranhos 13/03/2020 at 16:37

    Realmente, um doce de casa! <3

    Reply
  • Luiz Henrique 13/03/2020 at 18:01

    Vila Madalena, Alto da Lapa, Perdizes, Vila Romana, Pinheiros, Pacaembu…Passeios muito agradáveis!!!!

    Reply
  • JORGE ROBERTO COELHO FERREIRA 13/03/2020 at 22:20

    Passei em frente a esta casa há poucos dias, quando fui a uma agência da caixa, um pouco à frente. Quanto aos triângulos, se a curiosidade for muita e tendo tempo, poderia-se tentar entrar em contato com os proprietários. Quem sabe não tem uma cópia da planta.

    Reply
  • Evandro Cordeiro 13/03/2020 at 22:45

    Boa noite a todos.

    Fiquei curioso e fui pesquisar .

    Poderia ser a Construtora KAUFFMANN / Projeto e Construção a dona desse logotipo de três Triângulos ?
    Ela tem mais de 70 anos de existência ( o Grupo Kauffmann foi fundado em 1949) e figura entre as maiores incorporadoras de São Paulo.

    Um grande abraço

    Reply
  • Paulo Clístenes Vieira da Silva 15/03/2020 at 12:05

    Uma beleza, tanto quanto o trabalho com as venezianas, como das grades, que quando feitas com arte, se tornam agradáveis de ser ver, grades que se tornaram obrigatórias em nossas cidades.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: