A contribuição dos leitores do site e de nossos seguidores das redes sociais é algo fundamental para a existência e prosperidade de nosso trabalho de catalogação de casas antigas, que desde 2009 já documentou mais de 1300 imóveis, pontos de interesse e monumentos espalhados por São Paulo.

E hoje publicamos aqui a colaboração de Luiz Henrique Alineri, que nos enviou as fotografias desta preciosidade:

clique na foto para ampliar

Localizada no número 123 da Avenida Cristo Rei na Vila Pereira Barreto, região de Pirituba, esta construção é uma das mais antigas da região e uma das referências do bairro.

Datada na primeira metade do século 20, trata-se de um imóvel construído no canto do lote, com grande área livre no restante do terreno que é ocupado por quintal, jardim e garagem.

clique na foto para ampliar

O grande diferencial da residência é seu estilo arquitetônico, completamente destoante das demais em sua região. Apesar da fachada da casa até ser relativamente comum na capital paulista, seu muro é bastante peculiar e único com uma riqueza de detalhes pouco trivial.

Destacamos aqui especialmente o pórtico de entrada que é muito interessante e que mantem sob ele até hoje o portão original em madeira. Aliás o madeiramento segue por toda a extensão do muro.

Seria muito interessante que os órgãos de preservação patrimonial estadual ou municipal se atentassem a esta preciosidade que precisa ser preservada.

Veja mais fotos (clique para ampliar):

Nota:
Você pode conferir todos os milhares de casas, edifícios, pontos de interesse e monumentos cadastrados em nosso mapa. Basta clicar aqui.

Sobre o autor

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, é presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comentarios

  • andre santana 30/03/2020 at 15:57

    Linda!!!É uma verdadeira joia,precisa de uma pequena reforma!!!

    Reply
  • Emerson de Faria 30/03/2020 at 18:13

    Posso estar enganado, mas a casa parece ser de uma chácara ou fazenda, o que não me admiraria, já que o entorno da cidade era todo composto de pequenas propriedades rurais.

    Reply
  • helio 31/03/2020 at 11:01

    Muito bom

    Reply
%d blogueiros gostam disto: