Casa de 1890 e vizinha são demolidas

Embora há anos eu não siga qualquer religião, sou oriundo de uma família muito católica e a minha formação educacional, desde a infância até o então chamado de ginasial, foi feita dentro de um tradicional colégio de freiras, o São José de Vila Matilde.

A formação católica, felizmente, não me cegou a ponto de não enxergar as grandes bobagens feitas pela igreja em sua trajetória histórica. E não estou me referindo aqui das carnificinas da inquisição, dos exércitos papais ou dos já bem conhecidos abusos sexuais cometidos por padres. Refiro-me dos crimes – acredito que posso chamar assim – da Igreja Católica cometida contra o patrimônio cultural e histórico paulistanos nos séculos XX e XXI.

O mais recente absurdo foi a estúpida e mesquinha demolição patrocinada pela paróquia de Santa Cecília – onde aliás meus pais se casaram em 1966 – de duas casas que tinham mais de um século de existência.

Crédito: Google Street View

A dupla da foto acima não existem mais, foram obliteradas para dar lugar aparentemente a um novo salão paroquial. Resumindo, demole-se a história para construir um lugar para ganhar mais dinheiro. O imóvel da direita foi construído em 1890, sendo que o outro um pouco mais adiante. A fotografia a seguir já mostra o local com a demolição praticamente concluída.

clique na foto para ampliar

Os imóveis inexplicavelmente até hoje não haviam sido tombados pelos órgãos de patrimônio histórico, falha vergonhosa que facilitou a ação. Aliás, tenho dúvidas se é uma falha de mera desatenção ou proposital. Vários imóveis de relevância histórica que estão na mão da igreja jamais foram tombados e os que foram são visivelmente deixados à míngua para cair tal qual a lamentável situação que se encontra hoje o Palacete do Carmo e seu vizinho, ambos no bairro da Sé.

Inúmeras capelas na Cidade de São Paulo que foram construídas no Século XIX ou no início do Século XX foram derrubadas sem qualquer objeção pela Igreja Católica, muitas delas inclusive sequer restam registros fotográficos.

Em meados da década de 1980 a entidade religiosa chegou a começar a demolir a igreja velha da Penha, construída em 1668, e só parou quando populares correram para defender o templo. Nos anos 2000 a mesma paróquia penhense quis colocar abaixo o antigo Seminário da Penha, para vender a área para construtoras.

Ao demolirem ou negligenciarem suas construções históricas em São Paulo, a Igreja Católica não está apenas desprezando sua história em troca de alguns trocados, agindo como vendilhões do templo que Jesus Cristo tanto criticava. Estão agindo como inimigos de nossa história.

As casas agora só em fotografias (clique para ampliar)

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Cine Sol & Teatro Sílvio Santos

Palco de programas memoráveis do SBT, o Teatro Sílvio Santos na Vila Guilherme faz parte da história da TV brasileira. Antes, foi um cinema importante da região, o Cine Sol! Conheça um pouco sobre o local.

Leia mais »

21 respostas

  1. Olá Douglas, parabéns pela publicação. Apenas uma correção: no quarto parágrafo do texto está descrito: “O imóvel da direita foi construído em 1980…”. O correto não seria 1890 ? Abraço

  2. Derrubaram um lindo casarao para um grotesco salao paroquial? Geeeez. Estao tao desesperados assim???? Poderiam ao menos preservar a fachada.

    O Palacete do Carmo eu gostei. Alias, vizinho dele ha um predio que, em acao de tombamento, daria lindos Lofts.

    O pessoal aqui e mesmo pobre de imaginacao.

    Veja esta igreja, em Somerville MA USA vendida para fazer frente as despesas dos escandalos de abusos de menores em 2001 ( assistam o filme Spotlight com Michael Keaton, preferivelmente sem dublagem ). A Arquidiocese de Boston vendeu varios ativos para pagar indenizacoes e despesas legais. Era uma igreja, e voce nao saberia que foi convertida em apartamentos se voce nao adentrasse a ela. https://photos.app.goo.gl/Ezo2MVviiP6kkj1J9

    O predio, ou a unidade, nao lembro ao certo, foi comprador por um investidor Judeu, o qual detem varias propriedades em Boston e Cambridge. Fotos feitas por mim em 2010.

    Eis uma compilacao que fiz ( nao sao fotos minhas )

    https://photos.app.goo.gl/d7xZxxLAnsWWizKf8 Antigo posto de Bombeiro

    https://photos.app.goo.gl/xqKR4YejMvFPFXidA Lofts residenciais em predio de fabrica em Chicago

    Brasileiro e preconceituoso, raramente as pessoas querem morar em apto de sobreloja. Pois eis um lindo aqui….https://photos.app.goo.gl/vJUp9ftNqyiuRWvB9

    O Casarao Paroquial derrubado? hmmmm. Daria uma bela mansao urbana, ou Townhouse. Como este aqui…
    https://photos.app.goo.gl/xE4Q9WWPSPAgXvQ26 A Igreja poderia vender algo assim por $$$$. Este nao sai por menos de USD 25 milhoes ( R$ 125.000.000 ).

    Antiga Delegacia de Policia virou um predio de condominio de luxo ….
    https://photos.app.goo.gl/QBRDSibQnYFd6UXw8
    Em Boston a Delegacia principal foi comprada por um Grupo Irlandes e transformada em hotel. ESte hotel eventualmente foi vendido a outro grupo. https://www.loewshotels.com/boston-hotel

    E havia uma prisao local ( County Jail ), que foi vendida para ser transformada em Hotel
    https://www.marriott.com/hotels/travel/boslc-the-liberty-a-luxury-collection-hotel-boston/?scid=bb1a189a-fec3-4d19-a255-54ba596febe2&y_source=1_MTUwMjg4NC03MTUtbG9jYXRpb24uZ29vZ2xlX3dlYnNpdGVfb3ZlcnJpZGU=

    Alias super solicitado para festas

    Outro projeto, este com uma agencia bancaria….. https://photos.app.goo.gl/sVF3jXFfzEvJuUQBA

    Em termos de aproveitamento de imoveis antigos, e o potencial para cidade como destino turistico e para negocio, o pessoal daqui e tacanho e atrasado demais. Nao e a toa que a cidade esta tao feia.

    Va gostar de fachada envidracada neo rico assim nos quintos dos infernos!

  3. Pois é! Viva a corrupção! A convivência do poder público através do não tombamento entre outras, é vergonhosa!

  4. Infelizmente, mais uma covardia foi feita!!!Padres são homens e também gananciosos…Como você disse o que importa é o lucro,a Igreja outrora mecenas das artes e arquitetura,hoje presa pelo modernismo econômico…Muito triste de se constatar como católico que sou!!!

  5. Nesse prédio era o espaço paroquial destinado às atividades da igreja. Fui congregado Mariano e frequentei durante muito tempo depois da missa aos domingos. Tinha um galpão com quadras de esportes, e salas com futebol de botão, Ping pong, bilhar, sinuca, além de palestras e ensinamentos religiosos e sociais. Nesse lugar passei parte da infância e adolescência e consolidei minha formação familiar… gratidão!

  6. Frequentei durante 20 anos a congregação Mariana,joguei muita bola no salão, muito ping pong na sede dos menores, snnoker na parte de cima, já como maior de idade, rezei muito na capelinha , fez história.

  7. Absolutamente lamentável. O deu$ de muitos pseudoreligiosos é mesmo o dinheiro.
    Revoltante. Certamente, ficará sem qualquer punição mais este ato abominável contra o patrimônio histórico e cultural da cidade. Será que um dia teremos leis para punir esses absurdos? Sonho meu…

  8. Boa tarde, Douglas! Admiro seu trabalho, a luta extenuante que trava contra o tempo para trazer à tona a história de São Paulo, sua cidade natal (é a minha cidade natal também, aliás) e preservar a história o melhor possível. Todavia, não posso me calar ante os absurdos que escreveu no 2o parágrafo deste artigo contra a Santa Igreja. Não vou me alongar sobre seu afastamento da fé católica, pois é sabido que quem o faz se coloca no caminho do endurecimento no pecado e da perdição eterna.
    Você fez eco aos inimigos anticlericais que desde o século XVI não dormem na tentativa de injuriar a Igreja Católica, e muitas vezes esses inimigos enganam pessoas boas. Não houve “carnificinas da inquisição”, isso nenhum historiador sério sustenta, e se essa instituição não fosse santa, ela não existiria até hoje, sob o nome de Congregação para a Doutrina da Fé e não teria inquisidores no rol dos santos aos quais recorremos com frequência.
    Os “exércitos papais” tiveram sua razão de ser, não devemos condenar isso, pois cada tempo tem suas necessidades próprias. Havia estados papais antigamente, e precisavam ser defendidos dos estados que tinham exércitos e quiseram usurpar com derramamento de sangue o que era de Deus. Ainda assim, a Santa Sé os perdeu. E hoje conta com a Guarda Suíça, para defesa do Papa, que é o Vigário de Cristo na terra e a única personalidade de alcance internacional digna desse nome.
    Quanto aos crimes de pedofilia cometidos por alguns membros do clero, isso não é uma instituição, tampouco doutrina, como você deu a entender com suas palavras, mas desvios de indivíduos doentes, que tem sido afastados e punidos. E precisamos rezar por eles, pois são membros de nossa família espiritual, quer o aceitemos ou não.
    E não deixa de ser injusto chamar o clero da Paróquia de Santa Cecília de “vendilhões do templo”, pois não é crime e nem imoral proporcionar uma estrutura mais acolhedora e maior para os participantes das atividades da Igreja.
    Não é crime e nem imoral não ser tradicionalista, embora aos olhos destes não ser tradicionalista possa ser visto até como desvio de caráter – mas isso é só opinião pessoal deles, não é a verdade sobre a questão. Ainda mais hoje em dia, que ser tradicionalista está na moda, é “cool” e “diferentão”, como se diz.
    Enfim, é importante não ser injusto, não dizer mentiras, especialmente das coisas de Deus. Tudo o mais pode cair ou faltar, inclusive prédios históricos, mas a única garantia a toda prova de uma pessoa ter Jesus Cristo em sua vida é ela ser católica. Isso são os fatos, a história que mostra, não é algo restrito a uma opinião pessoal. #paz

  9. Passava com frequência em frente dessas casas antigas e gostava muito delas. é uma pena o que fizeram com elas.

    Mas não acho acertado colocar a culpa na “igreja católica”. Paróquias e dioceses possuem autonomia e a “Igreja de Roma” não pode ser responsabilizada pelas atitudes de um pároco ou bispo em assuntos que não sejam moral, dogma ou fé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *