Quando pensamos na região central de São Paulo, especialmente o centro velho, imaginamos uma região repleta de edifícios e já sem qualquer casa, fruto da verticalização que essa área da cidade recebe desde o início do século XX.

No entanto em algumas ruas do centro ainda é possível encontrar casas e muitas vezes residências térreas e ainda construídas no século XIX, como esta abaixo:

Localizada na Rua Álvares Machado esta residência de 1895 é a única casa que sobreviveu nesta pequena via que liga a Avenida Liberdade com a Rua Dr. Rodrigo Silva. Apesar de ter atualmente finalidade comercial, o imóvel é uma casa paulistana antiga bem padrão do que estamos acostumados a ver espalhado pela cidade, com porão habitável e entrada lateral.

Observem o belo trabalho em ferro sob as janelas

Ao longo de 125 anos a casa sofreu apenas uma grande alteração, esta ao nível da rua. O porão habitável foi adaptado para receber um ponto comercial onde funciona uma lanchonete. Já a residência propriamente dita funciona um restaurante chamado Novo Kasarão (com K mesmo). Na lateral da casa foi instalado um toldo possivelmente para os clientes não se molharem em dias de chuva.

De acordo com a base dados do IPTU da Cidade de São Paulo o imóvel pertence a Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas, a mesma que cuja antiga sede na Rua Roberto Simonsen está há anos em situação lamentável de abandono.

Trata-se de uma jóia rara da cidade e que esperamos que se mantenha preservada. Veja abaixo mais duas imagens do imóvel (clique para ampliar):

Sobre o autor

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, é presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comentarios

  • Fernando Teixeira da Silva 08/01/2020 at 13:04

    Por falar da antiga sede ocupada pelas Classes Laboriosas na rua Roberto Simonsen, me veio à lembrança das vezes que frequentei o salão de bailes naquele local.

    Reply
  • André Portocarrero 08/01/2020 at 18:41

    Parabéns…sempre acompanho seu trabalho.

    Reply
  • Paulo Clístenes Vieira da Silva 16/01/2020 at 18:30

    Imóvel muito bonito e bem conservado, porém apenas o detalhe da instalação da chaminé que é nacessária pra lanchonete, na minha opinião poderia ter sido instalada e montada melhor.

    Reply
  • Daniel Pardo 07/02/2020 at 22:28

    Em lugares onde a especulação imobiliária não é muito feroz, ainda podemos ver essas belas construções.

    Reply
  • Tania 28/02/2020 at 09:25

    Parabéns pelo trabalho!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: