Casa – Rua Gurupá

Recentemente andei caminhando por algumas ruas da zona oeste paulista, especificamente na Vila Anglo Brasileira, uma região de ruas sinuosas entre as vila Romana e Pompeia. Encontrei casas muito interessantes por ali, como essa a seguir:

clique na foto para ampliar

Localizada na rua Gurupá, essa casa antiga é um verdadeiro achado. Construída nas primeiras décadas do século 20, a residência chama muito atenção não só pela arquitetura em si, mas principalmente pelo magnífico trabalho de serralheria – raro de se ver – executado tanto no portão de entrada quanto no gradil do muro.

O art noveau executado em ferro não é tão comum de se ver em São Paulo, principalmente em regiões mais distantes do centro. Entretanto aqui encontramos essa agradável excessão.

Da originalidade da casa a única coisa que parece ter sido alterada é a janela do quarto, onde a madeira foi substituída por alumínio. No restante tudo está preservado, inclusiva os tradicionais caquinhos vermelhos no piso do quintal, da varanda e nas muretas após a pequena escada que dá acesso a residência.

Veja mais fotos (clique na foto para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Casa Molina

Construída em meados dos anos 20, a Casa Molina na Rua do Oratorio 1404 foi demolida no início de novembro de 2012. Conheça um pouco da história da casa e de seu primeiro proprietário, o Seu Molina.

Leia mais »

3 respostas

  1. Do início do século passado com certeza essa casa não é, naquela época o estilo era outro, mais rebuscado, essa casa deve ser dos anos 50 em diante, mas de qualquer forma não deixa de ser um achado, uma casinha singela com sabor de bons tempos.

  2. Casas como essa são sobreviventes de uma época em que a violência urbana não assolava o país como hoje.

  3. Gradil maravilhoso, mas colocar essa janelinha ordinária em alumínio é de uma falta de gosto… A janela original deveria ser aquelas com veneziana, de abrir, e com vitrô , muito comum e com possibilidade de ser encontrada em lojas de materiais de demolição, e em bom estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *