Casa – Rua Professor Fabio Fanucchi

O Jardim São Paulo é uma região paulistana que nos últimos tempos estamos focando bastante na catalogação de suas casas antigas. Por ali há muita coisa interessante para se preservar e os achados tem sido ótimos. Observem esta casa antiga fotografada na rua Professor Fabio Fanucchi:

clique na foto para ampliar

Que a casa é encantadora isso não preciso nem dizer, afinal há todo um bom gosto na concepção da fachada, na porta de acesso com vidros em formato de losango, da cerâmica imitando tijolos e das plantas sempre bem cuidadas encontradas no jardim.

Mas a casa possui outros dois detalhes que dão um charme ainda maior a ela, você consegue dizer quais são? Não? Então a gente mostra pra você!

clique na foto para ampliar

Essa primeira curiosidade é bastante óbvia. Trata-se de um pequeno mural de azulejos pintados à mão no tradicional estilo português, onde se vê uma nau lusitana mar adentro, sendo que ela está ladeada por 4 cruzes da ordem de cristo.

Essa arte do mural não é exclusiva desta casa, já encontramos essa arte azulejada em outras residências da zona norte de São Paulo, como em uma casa que foi demolida na avenida Guapira já publicada aqui e outra nas imediações da estação Tucuruvi do Metrô. Seria algo instalado pela construtora destas casas ou um adorno típico da época e que agradava especialmente portugueses e/ou descendentes ? Não sabemos.

E se os azulejos artísticos já são uma atração, veja só que legal encontramos instalado bem na ponta do telhado: um estatueta de um pombo. De início ao observar as fotografias que tiramos pensamos se tratar de um ave, mas depois observamos que entre a primeira foto e a última tem quase 10 minutos e o pombo estava ali sempre estático e na mesma posição.

Decidimos então consultar o serviço Google Street View para observar outros anos da casa e notamos que o pombo realmente estava lá em todas as imagens, muito interessante. São detalhes como esses que nos dão ainda mais prazer de publicar essas casas.

O pombo no telhado é um detalhe gracioso desta casa

O GATO SUBIU NO TELHADO!

Quem acompanha o São Paulo Antiga vai lembrar de quando publicamos uma casa encantadora da avenida Rebouças que tinha duas esculturas em um dos cantos do telhado, onde um gatinho tentava alcançar uma pomba (foto acima). Infelizmente aquela casa foi abaixo, mas o registro está em nosso site.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

A Padaria

Você sabia que a Padaria Santa Tereza, na Praça João Mendes, é uma das mais antigas panificadoras do Brasil ? Saiba mais sobre este histórico estabelecimento paulistano.

Leia mais »

Vila Raphael Parente

Localizada muito próxima da famosa Vila Maria Zélia, no Belenzinho, este centenário conjunto de imóveis é um dosmais preservados deste bairro.

Leia mais »

12 respostas

  1. Casa Lusitana. Bem cuidada, azulejos artisticos em tom azul sao uma tradicao Portuguesa. Ainda mais na Zona Norte…

    Deve ser Continental. Os Acoreanos e seus descendentes estao mais para a Zona Leste, do Carrao ate o Parque do Carmo.

  2. Uma casa muito bonita, térrea, parece ser aconchegante, e dá até vontade de morar!

  3. Gostaria muito de saber se há algum registro histórico de um único sobrado no Largo Boneville, antigo Largo São Sebastião, em Sto Amaro, (faz lateral com a Al Sto Amaro. Sei que o prédio é testemunha de muita coisa, mas apesarde mal conservado, está a muito tempo em pé, o que me parece ser tombado. Ele é testemunho da formação da cidade, haja vista que o ex-município de Sto Amaro é mais antigo que São Paulo, e foi nele, às margens da represa Guarapiranga, que iniciou-se o primeiro grupamento para a lutar na Revolução constitucionalista. Acredito que o prédio é testemunha da antiga ponte do Lgo do Socorro, de madeira, por onde passavam boiada! è testemunho vivo da história da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *