Um passeio pelo bairro paulistano de Campos Elíseos revela sempre gratas surpresas. Há por ali uma grande quantidade de construções antigas e mesmo passando por ali com certa frequência é normal que ainda nos surpreendemos ao encontrar alguma coisa na região.

Desta vez foi o encontro de duas residências de 1914 na Rua Barão de Campinas:

Clique na foto para ampliar

Apesar de estarem bastante modificadas ambos os imóveis ainda exibem os traços de quando foram construídos, há mais de um século.  As construções eram originalmente idênticas, talvez diferenciando-se uma da outra pelas cores.

Atualmente a casa do número 532 de cor mais escura é que tem menos alterações, enquanto a de cor branca localizada no número 451 de original mesmo só a frontão preservado. Nela funciona um pequeno hotel.

No frontão é possível encontrar o ano da construção.

Ao que consta os imóveis ainda pertecem a membros de uma mesma família. Não foi possível determinar se são das famílias que originalmente ergueram o imóvel, pois a documentação pública mais antiga disponível é de 1939, 25 anos depois da construção deles.

Veja abaixo mais fotos destes imóveis (clique na foto para ampliar):

Sobre o autor

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, é presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comentarios

  • FERNANDO TEIXEIRA DA SILVA 08/01/2020 at 16:38

    Provavelmente sejam proprietários diferentes com pensamentos diferentes, e aí se destaca o grau da sensibilidade de cada um, o do nº 532 deu valor ao trabalho, a arte, a beleza, e o respeito dedicados ao construtor.

    Reply
  • Paulo Clístenes Vieira da Silva 08/01/2020 at 18:23

    Imóveis bem conservados reavivam sua beleza original, pena que estejam bastante modificados.

    Reply
  • Sandra 11/01/2020 at 09:51

    Gosto muito . Pena terem alterado tanto. Um voto à conservação!!!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: