Edifício – Avenida Paes de Barros, 1740

Principal avenida da Mooca, a Paes de Barros é uma via repleta de construções interessantes para se observar. Desde casas elegantes da primeira metade do século 20 – muitas delas transformadas em agências bancárias ou lojas – a prédios erguidos entre os anos 1960 e 1980, com ampla metragem e pé direito alto.

Outra coisa que agrada muito na Paes de Barros são os pequenos edifícios antigos. São vários deles, geralmente construído por empreendedores individuais ou pequenas construtoras, bancados por pessoas que visavam erguer estes edifícios para viver de renda, ou mesmo para venda.

É o caso, por exemplo, do simpático edifício São Raphael (construído em 1959) e que ostenta o encantador mural de São Paulo abaixo:

Não muito distante deste, no número 1740, existe um outro edifício pequeno, igualmente antigo, que também chama muito atenção não só pelo tamanho diminuto mas também pelas suas linhas arquitetônicas:

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Os traços sóbrios e a arquitetura relativamente simplória não serviram para deixar o pequeno edifício de três andares feio ou sisudo, pelo contrário suas linhas fazem com que o ˝predinho˝  seja um dos mais charmosos de toda a avenida.

Dá até para dizer que o imóvel tem a cara da Mooca, com um ar bem mais residencial e familiar que muitos outros prédios que encontramos por lá.

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

No térreo, o muro baixo com seu gradil ainda original mostra a simplicidade de décadas atrás. Se fotografado em close como a foto anterior, dá até a impressão de ser apenas uma casa e não um edifício.

A longevidade do prédio não deteriorou a fachada em nenhum ponto, mostrando que o(os) proprietário(s) não largaram mão da conservação. É possível observar que não apenas o gradil e mureta estão preservados, como também todas as janelas e venezianas, que ainda são as originais em madeira.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Nos andares superiores chama a atenção a sacada ampla e bem arejada, todas elas decoradas com o mesmo padrão de balaústres de cimento. Os vasos de plantas nos beirais juntamente com a bandeira nacional, dão ao prédio um ar ainda mais gracioso.

Por fim, completa-se ao edifício o piso tradicional de caquinhos vermelhos na entrada lateral.

Muitos destes imóveis eram construídos em bairros como Brás, Belenzinho e Mooca por imigrantes portugueses e espanhóis e serviam como renda complementar, através do recebimento de aluguéis.

Veja mais fotos:

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Seu bairro tem algum pequeno prédio como este aqui ? Mande o endereço para nós aqui nos comentários.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Hotel Boa Vista

Imóvel do início do século 20 que por décadas foi um hotel, segue abandonado há cerca de 20 anos. Saiba mais e veja fotografias.

Leia mais »

6 respostas

  1. De fato a região da Mooca é repleta desses predinhos charmosos.
    Gostaria de morar num deles, esse do post é um amor, fico muito feliz em ver que está tão bem cuidado!

  2. Na mesma calçada, um pouco mais adiante no sentido bairro, tem um predinho pastilhado de linhas modernistas bem interessante. Vale a pena registrar!

  3. Amei o seu trabalho,na realidade eu chamo de prazer,eu adoro andar pelas ruas e ficar observando essas relíquias e a cidade de São Paulo inteira sempre encontra isso,morei uma época no Ipiranga que também tinha essas relíquias, inclusive na época até alguns palacetes…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *