Idealizador do Instituto São Paulo Antiga, Douglas Nascimento é pesquisador e fotógrafo. Curioso nato, desde pequeno sempre foi apaixonado pelas histórias da cidade, contadas por seu pai e também pelos seus dois avôs.

Ainda bem jovem, aos 14 anos, começou a montar sua biblioteca que hoje conta com um grande número de livros raros tanto da história de São Paulo como do Brasil. Todo este acervo foi doado para o Instituto São Paulo Antiga.

Sua carreira no jornalismo começou ainda antes de sua formação, ainda em 1999, ao lançar o site Rússia Hoje. Primeiro portal de notícias e história da Rússia em língua portuguesa. Este projeto permaneceu no ar até 2004.

Entre 2004 e 2008 trabalhou como fotógrafo em seu próprio estúdio, o Grande Angular, no bairro de Vila Buarque. Só deixaria o estúdio fotográfico para então dedicar-se a seu maior projeto, o São Paulo Antiga, desenvolvido em 2008 e lançado em 25 de janeiro de 2009.

Considerado uma importante referência sobre a história de São Paulo, Douglas Nascimento foi nomeado, em 2012, como membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Em 2015 a renomada Sociedade de Veteranos de 32, presenteou-lhe com a medalha MMDC, em agradecimento a seu trabalho e sua hercúlea defesa em memória ao culto do Movimento Constitucionalista de 1932.  Em ambos os casos foi o primeiro blogueiro do país a receber tais honrarias.

No meio jornalístico também tem longa data em trabalhos conhecidos, inicialmente na revista Portuguesa em Destaque da Associação Portuguesa de Desportos, em 2008, e em 2010 com a coluna São Paulo Abandonada no jornal MTV na Rua, do Grupo Abril. Na mesma Abril também colaborou para a revista Veja São Paulo.

Na área de história e pesquisa esportiva, Douglas foi diretor do museu histórico da Associação Portuguesa de Desportos durante o biênio 2008-2010.

Seus hobbies favoritos são o antigomobilismo, quadrinhos e videogames.

É torcedor apaixonado da Portuguesa.

Apoie nosso trabalho!

Apoia.Se

Publicidade

Acompanhe nossas redes sociais

Inscreva-se no nosso canal!

Ouça a nossa playlist

Arquivos