Palacete de 1926 – Rua Ivaí (Demolido)

Uma das coisas mais gratificantes do nosso trabalho aqui no São Paulo Antiga é seguir as dicas de casas e locais interessantes enviadas através de nossos leitores e seguidores das redes sociais. É evidente que em uma cidade tão grande como a capital paulista alguma coisa sempre deixaríamos escapar, mas os olhos atentos de quem acompanha o blog sempre acaba por dar excelentes sugestões.

É o caso de uma dica que foi enviada não por um, mas por vários leitores. Trata-se deste palacete do bairro do Tatuapé:

clique na foto para ampliar

Construída em 1926 essa preciosidade é uma das poucas construções antigas que ainda restam na rua Ivaí, via que liga a Rua Ulisses Cruz até a Avenida Celso Garcia. Nesta rua existiu um grande número de casas e uma ou outra fábrica de épocas próximas a do palacete, mas as poucas que estão por lá estão ou alteradas ou em estado de penúria. A demolição mais sentida deste logradouro ficava diante desta casa e era Tecelagem Calux, que foi abaixo em 2009 e hoje seu terreno abriga edifícios.

Se por um lado a rua perdeu suas construções antigas, por outro ficou mais segura com a chegada dos imóveis novos que trouxe mais moradores e movimentação a um trecho da rua que era quase deserto e pouco amistoso.

Inscrição na fachada do imóvel com o ano da construção (clique para ampliar)

Voltando ao palacete em questão, trata-se de um imóvel belíssimo e de arquitetura bastante singular, que escapa ao padrão da região onde encontra-se mais ou sobrados geminados ou casas mais modernas que ela, erguidas entre a década de 1960 e 1980.

Aparentemente desocupado pelos seus proprietários há anos, parece ser ocupado por caseiros ou familiares dos seus donos. Os anos em que se encontra “esquecido” trouxe um certo desgaste à construção especialmente no andar superior, onde podemos observar que parte do estuque sobre a sacada já ruiu.

Estuque sobre a sacada já cedeu (clique na foto para ampliar)

A pintura é outro detalhe que já esboça sinais de desgaste devido aos muitos anos desde sua última aplicação. No entanto estes são detalhes até pequenos e aceitáveis se levarmos em consideração o estado geral em que o imóvel se encontra.

Sua originalidade está totalmente preservada desde o gradil da mureta e portões, até o palacete em si. Portas, janelas, esquadrias, balaústres todos se encontram preservados. Ao fundo do terreno uma garagem antiga (observe na galeria no final do texto) também está preservada. Outro detalhe interessante é o piso de caquinhos de cerâmica presente em todo o quintal e corredores ao redor da casa.

O charmoso piso de caquinhos de cerâmica se faz presente (clique para ampliar)

O palacete da rua Ivaí está à venda. Ao menos é o que se diz em uma pequena placa – já bastante desgastada pelo tempo – onde estão dois números de telefone e a mensagem “tratar com o Dr. Kokubo”.

Espero que este imóvel primoroso e encantador caso seja vendido vá para as mãos de alguém que tenha em mente sua preservação. É uma residência perfeitamente adaptável aos padrões modernos de moradia por não ser grande em demasia e possuir amplo espaço para automóveis ou mesmo para a construção de algum anexo mais ao fundo. Por outro lado pode também ser aproveitado para fins comerciais com bastante sucesso, seja para um restaurante, escola ou mesmo algum escritório.

Veja mais fotos do palacete (clique na miniatura para ampliar):

ATUALIZAÇÃO – 01/02/2024: Infelizmente recebemos a informação de que o palacete foi demolido no decorrer do ano de 2023. Péssima notícia para o patrimônio arquitetônico do bairro do Tatuapé, cada vez mais carentes de construções como essa.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

9 respostas

  1. Porque muitos desses prédios antigos não podem ser financiados para atividades que os preservem? Os cinemas do Centro, por exemplo: se não podem ser usados para sua finalidade original, poderiam ser liberados para Igrejas.

  2. Vou tentar obter fotos do interior e dos fundos deste maravilhoso palacete e mando pra vocês, se conseguir!!

  3. CREIO QUE OS CAQUINHOS NÃO SAO ORIGINAIS POIS ESTES SAO DA DECADA DE 40. O ORIGINAL DEVE SER CIMENTO QUEIMADO

  4. Venho informar que este palacete foi demolido há alguns dias. Moro em frente ao local, em um dos prédios que outrora abrigava a Tecelagem Calux e acompanhei, com muita tristeza, todo o processo de destruição desta relíquia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *