Praça Pamplona

O setor da construção civil é sempre bastante criticado por suas ações por parte da sociedade paulistana, e muitas vezes é também criticado aqui nas páginas do São Paulo Antiga.

Entretanto, isso não quer dizer que construtoras e incorporadoras queiram o mal da cidade. Existem sim muitas ideias e projetos bacanas que surgem das mãos destas empresas e que trazem melhorias para a cidade. Uma delas é a Praça Pamplona:

Perspectiva ilustrada do casarão (clique para ampliar)

Em execução pela Brookfield Incorporadora e projeto da Kruchin Arquitetura, a Praça Pamplona é um empreendimento que trará, em seu terreno de 6.555m², uma torre comercial, teatro digital, centro de pesquisas, centro cultural e social e um bosque de 2.000m².

Localizado no número 145 da rua Pamplona, o projeto é uma parceria com a Fundação Instituto de Física Teórica, que ocupa o casarão centenário que está no terreno desde 1951.

O casarão em fotografia da primeira metade do século 20 (clique para ampliar)

A parceria vislumbrou a possibilidade de unir o antigo ao moderno sem que um não anule o outro, permitindo que a harmonia entre duas épocas tão distintas permita a ocupação do espaço tanto para fins comerciais, como para fins educacionais e científicos. Enquanto o prédio fica a cargo da incorporadora, as demais instalações ficarão sob a administração da fundação.

No local também está sendo construído um moderno planetário, com capacidade para 130 pessoas, que também poderá operar como cinema, teatro e palco para eventos e pequenos shows. Além disso, o casarão está sendo restaurado e terá novas funções tão logo a Praça Pamplona seja inaugurada.

Casarão visto a partir da rua (clique na foto para ampliar)

RESTAURO DO CASARÃO É PROJETO PREMIADO:

O longo e detalhado processo de restauração do casarão do Instituto de Física Teórica é um projeto que tem a elaboração e execução da conceituada Kruchin Arquitetura, liderada por Samuel Kruchin, que tem inúmeros projetos de restauração de sucesso pela cidade de São Paulo, como Cine Marabá, Palacete Conde de Sarzedas e, mais recentemente, o Edifício Sampaio Moreira.

O projeto da Kruchin para o casarão, que é patrimônio histórico paulistano, é uma restauração tendo os elementos originais do projeto reconstituídos, e as intervenções que o descaracterizaram desde 1951 serão totalmente eliminadas. A proposta é manter estes itens originais, mas inseri-los em um contexto moderno, em linha com o desenvolvimento de grandes cidades.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Pelo projeto de restauro apresentando no casarão, a Kruchin Arquitetura foi agraciada em 2014 com o prêmio Master Imobiliário 2014 na categoria Profissional – Preservação do Patrimônio Histórico. O prêmio é um dos mais importantes do setor e consagra empreendimentos em operação e projetos que se diferenciam pelas estratégias inovadoras em diversas áreas.

A inauguração de todo o complexo, tanto as novas edificações como o casarão é para o início de 2016.

Veja mais fotos atuais do casarão (clique para ampliar):

Conheça mais sobre o trabalho desenvolvido pela Kruchin Arquitetura: www.kruchin.arq.br

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Casa – Rua Calandra

Construída em meados da década de 30, esta antiga residência próxima ao córrego Lavrinhas é uma das mais antigas deste trecho do Jaçanã.

Leia mais »

4 respostas

  1. Mais uma empresa que vê o potencial de nosso patrimônio histórico usa isso ao seu favor. Assim como a Porto Seguro, que anda restaurando muitas edificações, a Brooksfield merece aplausos pela iniciativa.

  2. Parabéns pelo seu trabalho e por sua divulgação é importante conhecer, valorizar a bela arquitetura da cidade de São Paulo para conseguirmos a sua preservação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *