Casa Demolida – Rua Distrito Federal, 72

Nossas cidades estão sempre em contínua transformação. E essa constante afeta diretamente a relação dos imóveis com os municípios. Em velocidade que muitas vezes espanta o cidadão, bairros pacatos tornam-se agitados, ruas pequenas viram avenidas e lugares antes de prestígio mudam completamente para um bairro depreciado.

Em Santo André, encontramos um exemplo muito claro de como as transformações urbanas podem ser marcantes. No bairro de Santa Terezinha, especificamente na rua Distrito Federal, encontramos uma linda casa que mostra bem como as nossas cidades se transformam.

A casa fica muito próximo ao hoje poluído rio Tamanduateí, mas que no passado era um rio limpo e vivo. No passado não tinha vizinhos de frente e tinha uma bela vista para o rio. A medida que o tempo passa veio a industrialização do bairro, a chegada da imponente indústria do Moinho São Jorge e a urbanização passou a modificar a região por completo.

Hoje o pobre rio Tamanduateí é um grande esgoto a céu aberto e morar próximo a ele não é mais vantajoso. As ruas próximas se desvalorizaram e a muitas das construções da época foram demolidas ou esquecidas, mas a linda casa do número 72 permanece ali, resistindo.

Foi possível notar que a casa está fechada, sem energia elétrica (o relógio foi removido) e o mato no terreno lateral da casa está muito grande. Pichações pela fachada e pela porta denunciam que a casa está em situação de abandono, vazia. Mesmo assim, o jardim da frente da casa permanece muito bem cuidado. Alguns minutos diante da casa e constatamos o canto de pássaros que ainda aparecem por ali.

Notem o lindo portão pequeno e o muro baixo. Do tempo em que portões e muros eram meras demarcações do limite da propriedade e não precisavam ser enormes barreiras intransponíveis para evitar furtos e violência. Outros tempos, outras maneiras.

Veja mais fotos da casa (clique na foto para ampliar):

Atualização: A casa foi demolida em meados de 2015

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

21 respostas

  1. Sempre vejo essa casa quando vou a Sto. André, esse trecho Av. dos Estados é cruel (ou toda ela?), sem árvores e com o entorno deteriorado. A casa é super charmosa e que terreno bacana!

    Mais a frente existe o campus da UFABC com sua arquitetura minimalista de encher os olhos.

  2. Moro em Santo André, justamente em Santa Terezinha. Suas casinhas antigas, com arquitetura típica da década de 30 e 40, o que dão um ar de cidade do interior ao bairro, têm sido derrubadas para a construção, nos terrenos relativamente grandes, de apartamentos sem nenhuma preocupação arquitetônica. O crescimento econômico, sem planejamento ou cuidado, é por vezes o câncer das cidades. Parabéns pelo post e pelo site.

  3. Conheço o bairro e a história da cidade e infelizmente essa história está se perdendo. Meus avós moram em uma casa muito parecida com esta no P. Novo Oratório e lá a situação é parecida, o bairro todo está sendo tomado por pequenos apartamentos inclusive o Casarão da antiga Fazenda da Juta que deu origem ao bairro. O casarão proximo a av das nações foi demolido e o gigante terreno esta dando lugar a mais um condominio…..infelizmente não tenho imagens da antiga casa…..

  4. Eu gostaria muito de ver fotos desse Casarão da Juta dos comentários acima, mas não encontro nada na internet e no Google Street View…

  5. Moro em Santo André, a maioria das casas tem terrenos grandes, e todos quase tem jardim…ou tinha, pois ultimamente tenho visto lindas casas antigas darem lugar a prédios, galpões enormes! na rua em que resido foi derrubado um lindo imóvel para dar lugar a dois sobradinhos espremidos e ridículos. Ganância afinal é o que move o mundo, o proprietário faleceu e meses depois os herdeiros nem pensaram duas vezes..lamentável.

    1. Também moro em Santo André – SP, desde 2008. Lamentável ver o que estão botando de lindas casas abaixo, para construir prédios. Tirei fotos de algumas, e posto no Facebook, de lembranças. Um crime o que fizeram com a linda casa antiga da Rua Savino Degni, onde é (ou era) uma vila de casas, demolindo-a para colocar horrendos boxes comerciais no lugar. Entra prefeito, sai prefeito, e o horror continua. Patrimônio arquitetônico de São Paulo e ABC pouquíssimo valorizado! Voltei na Rua Assungui, Vila Gumercindo, há poucas semanas, pois morei lá de 1999 até mudar para Santo André, e muitas lindas casas antigas também foram derrubadas para dar lugar a mais um edifício.

    1. mas pq a casa esta abandonada o que aconteceu que ninguem quer morar e cuidar ,,, quero ela pra mim morar e cuidar tenho dois filhos e estou precisando urgente de uma casa whatsapp 11 974380747

  6. Eu resido á rua Distrito Federal ,223 e gostaria de mostrar minha casa que é um chale de madeira que meu avo comprou em 1.928 e eu lembro da dona da casa do 72 que era muito simpatica e tinha varios filhos; eu era pequena e naõ recordo seu nome. ( hoje estou com 72 anos ). Parabens Douglas; esta convidado para um café em minha casa.

  7. Nasci na Santa Casa de Santo André (Hoje Centro Hospitalar do Município de Santo André) e ainda hoje resido na cidade. Meu pai e meus avós moraram nas imediações de Santa Terezinha pelo menos desde o início dos anos 50. Só nos últimos anos que estamos tendo acesso a muitas informações e fotos antigas da família. Eles eram presbiterianos e frequentaram a sede dela que ainda hoje mantem a arquitetura original na Rua Francisco 94.
    Tenho a meta de trocar de imóvel mas espero continuar morando em Santo André.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *